Em reunião realizada no dia 26 de março de 2013, no Teatro Popular de Niterói, municÃpios que compõe a Região Leste Metropolitana discutiram propostas para a construção do Plano Estadual de Cultura, importante ferramenta para o planejamento da cultura no Estado para os próximos 10 anos.
O encontro, mais uma etapa de um processo que já promoveu 8 conferências regionais com a participação de 1.800 pessoas, serviu para aproximar administradores e agentes culturais no Estado e contou com a participação de representantes de Niterói, Maricá, ItaboraÃ, Tanguá e São Gonçalo, somados estes municÃpios representam uma população de mais de 1,8 milhões de habitantes.
Na solenidade de abertura, representantes do governo estadual e municipais destacaram a importância do processo democrático de consulta. Entre as autoridades presentes, o Secretário Municipal de Cultura de Niterói, Arthur Maia, o superintendente de cultura da Fundação de Arte de Niterói, Victor de Wolf, o secretário municipal de Cultura de Maricá, Sérgio Mesquita e o secretário de Cultura e Turismo de São Gonçalo, Michel Portugal. O debate foi mediado pelos representantes da Secretaria Estadual de Cultura, Delmar Cavalcante e Simone Amorim.
As primeiras reuniões regionais aconteceram no Norte e no Noroeste do estado do Rio de Janeiro nos dias 30 e 31 de janeiro, em Campos dos Goytacazes e Itaperuna. Já as cidades de Barra Mansa e de Angra dos Reis sediaram as regionais do Médio ParaÃba e da Costa Verde, em 27 e 28 de fevereiro.
O Plano Estadual de Cultura, que está em consulta pública
no site da Secretaria Estadual de Cultura.
Além dos encontros regionais, a SEC também está organizando discussões sobre setores da cultura.
Confira os textos encomendados por Grupos de Planejamento Setorial de 11 áreas da cultura.