Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS (CEU) DE NITERÓI
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Niterói, resultado de uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e a Prefeitura de Niterói, reúne num só local, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Construído em uma área de 3 mil m², no bairro de Jurujuba, e com investimento de R$ 3,3 milhões, com recursos do governo federal e da prefeitura, que aplicou cerca de R$ 1,2 milhão em intervenções de macrodrenagem e serviços complementares, o CEU de Niterói contará com um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), biblioteca, telecentro, cineteatro, salas multiuso e um complexo de lazer e de esporte com equipamentos de ginástica, pistas de caminhada e de skate, além de uma quadra poliesportiva. O local abrigará também núcleos avançados do Programa Aprendiz e do projeto Semente, promovidos pela Prefeitura.

Segunda unidade a ser inaugurada no Estado do Rio de Janeiro, o CEU de Niterói foi batizado com o nome do sambista Ismael Silva, numa homenagem ao compositor, nascido em Jurujuba, que foi o fundador da pioneira escola de samba Deixa Falar, no morro de São Carlos, no bairro do Estácio de Sá, em 1928. Parceiro de Francisco Alves e Noel Rosa, é autor de sambas como 'Nem é Bom Falar', 'Se Você Jurar', 'Tristezas Não Pagam Dívidas', 'Me Faz Carinhos', 'Adeus', 'Antonico', entre outros tantos sucessos.

O CEU de Niterói fica na Avenida Carlos Ermelindo Marins, nº 34, em Jurujuba (ao lado da Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha) e terá atividades de segunda a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h. Já a Praça ficará aberta ao público de domingo a domingo, das 9h às 19h.


Atividades e serviços disponíveis

Mais Cidadania

Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) instalado no CEU vai oferecer serviços gratuitos de atenção básica, capacitação e inclusão social, com o objetivo de promover a qualificação profissional e a geração de renda.

Mais Educação

Biblioteca: Um local para debates, rodas de leitura, lançamentos e contação de histórias.

Telecentro: Espaço voltado para a promoção da inclusão digital e social, vai oferecer cursos e oficinas.

Mais Esportes e Lazer

Sob orientação da Secretaria Municipal de esportes, o CEU dispõe de quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica e pista para caminhada.

Mais Cultura

Cineteatro: Sala para exibição de filmes, teatro e música, com capacidade de 60 lugares.

Arte na Rua: O projeto vai promover espetáculos artísticos gratuitos no local.

Núcleo do Programa Aprendiz: Considerado um dos maiores programas públicos de ensino de música do país, o Aprendiz terá um núcleo avançado no CEU.

Projeto Semente: Vai articular as demandas e potencialidades da comunidade de Jurujuba, levando atividades artísticas que podem influenciar na realidade local.







CEU Ismael Silva recebe representante da Unesco
Espetáculo "Mandando a Letra", de Paulo Pereira, no CEU de Jurujuba
CEU de Jurujuba terá orquestra de choro e samba
Tico Santa Cruz se apresenta no CEU de Jurujuba
Niterói recebe Encontro dos CEUs do RJ e ES


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com