O Centro de Artes e Esportes Unificado de Jurujuba, o CEU Ismael Silva, foi ponto de encontro de solidariedade, ação social e cultura no último domingo, 08 de março de 2015. A "Celebração do Mês da Mulher", organizada pela ONG
Niterói + Humana e pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói - CODIM, contou com a presença de cerca de 1.300 pessoas, que participaram das oficinas e atividades programadas para todos os públicos nas dependências do CEU.
A quadra poliesportiva foi ocupada por diversas barracas, entre elas a da OAB Mulher, que tirou dúvidas sobre os direitos femininos ao público presente. A Fundação Municipal de Saúde também levou sua equipe, oferecendo diversos serviços e trazendo orientações à população. Também na ocasião, a Fundação Leão XIII ofereceu regularização de documentação e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Niterói – SEDEN/CDL esclareceu dúvidas sobre direitos do consumidor.
Os visitantes puderam participar de oficinas de culinária, ministradas pelo Projeto Jurujuba, e de confecção de máscaras e alegorias, com o estilista da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, João Calheiros. A CODIM esteve presente para orientações sobre assistência jurídica, social e psicológica, focando na importância da Lei Maria da Penha, e a Associação dos Amigos da Mama - ADAMA, por meio de cartilhas e gincanas, informou sobre as causas do câncer de mama, trazendo às mulheres esclarecimentos sobre prevenção.
Já a
Niterói + Humana, com a palestrante Virna Elias, do blog Empreendedorismo de Baton, trouxe dicas e informações para quem quer começar seu próprio negócio. A presidente da ONG e primeira dama Fernanda Sixel ressaltou que a intenção do evento não era apenas celebrar a data, mas lembrar das lutas que ainda precisam de avanço, como a desigualdade nos salários na maioria das áreas profissionais, a violência contra as mulheres e a possibilidade de mais partos humanizados na rede privada de saúde.
O prefeito Rodrigo Neves esteve presente, além do Secretário de Cultura Arthur Maia e do Presidente da Fundação de Arte de Niterói André Diniz, do Secretário de Direitos Humanos Bira Marques e da Secretária Executiva da Prefeitura Maria Célia.