Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  "O PULO DO GATO" DE KIKO CONTINENTINO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Tendo atuado em diversas bandas como instrumentista, produtor e arranjador, em seu primeiro trabalho solo instrumental, lançado em 2002, pelo selo Niterói Discos, o pianista e compositor Kiko Continentino mostra uma visão ampla de vários estilos que compõe o seu universo musical. Com uma sonoridade moderna, em O Pulo do Gato Kiko passeia pelo jazz, samba, soul e funk, com um swing e uma competência de tirar o fôlego.

Pianista, arranjador e tecladista de rara sensibilidade, o artista, que acompanha Milton Nascimento há quase 15 anos, já integrou diversas bandas e desenvolveu um belíssimo trabalho solo, que carrega a leveza do jazz junto à intensidade da música instrumental.

Clique para ampliar.
No álbum, Kiko conta com a participação valiosa dos seus dois irmãos Jorge (sopros) e Alberto (contrabaixos), parceiros no Continentrio, grupo que toca composições e arranjos dos três, com uma concepção arrojada e experimental. Excelentes músicos e igualmente requisitados no mercado, eles contribuem de forma decisiva, não apenas como instrumentistas, mas com composições e parcerias. Também participam músicos de renome como Milton Nascimento, Bebeto Castilho (Tamba Trio), Luiz Alves, Chico Batera, Carlos Balla, Armando Marçal, Paulinho Guitarra, Jessé Sadoc, entre outros. A produção musical, arranjos e programações são do próprio Kiko.

É um trabalho instrumental de personalidade, com uma riqueza de timbres e texturas musicais, elaborado por um músico competente e talentoso que transmite, em pequenos fragmentos, várias informações sonoras diferentes e homogêneas ao mesmo tempo. As composições são da própria "safra" deste virtuoso dos teclados, que além de excelente instrumentista, tem uma sensibilidade incrível para compor, arranjar e produzir boa música.

Ao longo de sua carreira, o arranjador acompanhou diversos outros artistas em shows e gravações. Emílio Santiago, Claudio Zolli, Pepeu Gomes, Edu Lobo, Chico Buarque, Os Cariocas, Vanda Sá, Roberto Menescal, MPB-4, Quarteto em Cy, Dalto, Paulinho Moska e Fito Paes foram alguns deles. Kiko atuou também em trabalhos instrumentais com Arthur Maia, Chico Batera, Robertinho Brandt, Cláudio Infante, Nivaldo Ornellas, Vitor Biglione, Raul Mascarenhas e Robertinho Silva. Em 2014, o artista participou do Projeto Palco Niterói Discos, no Solar do Jambeiro, que apresenta artistas que gravaram no selo.



    "Kiko Continentino é uma radiosa revelação da geração 90, que o possui vastos conhecimentos musicais, sentindo-se inteiramente à vontade em diferentes estilos com igual proficiência. "O Pulo do Gato" oferece um panorama da sua visão musical, comprovando a intimidade que possui com diversos ritmos modernos, mas também evidenciando respeito e interesse por outras formas brasileiras.

    A canção "Universos" é um movimentado passeio pelo terreno do samba-jazz, repleto de genuíno suingue, destacando a fluência do seu irmão Jorge (sax-tenor). "Soul Niterói" possui a atmosfera jazz funky que despontou nos anos 50, abrigando um articulado solo de Kiko no piano Fender Rhodes. O groove envolvente que perdura durante a interpretação de "Mr. Saxophone", com Jorge no sax-alto, é atual, de hoje, de agora. Saiba mais sobre a carreira dese grande músico que adotou Niterói e aqui fez carreira
Clique para ampliar.
    A voz e o violão de Milton Nascimento ornamentam a lírica e reflexiva "Nuances", bem ao gosto do consagrado Bituca, cujo vocalize é sublinhado por Jorge no sax-alto, além de uma intervenção de Alberto no baixo e Kiko comprova seu domínio instrumental revezando-se no piano, nos teclados e no mini-moog. Um motivo rítmico introduz "Bom Partido", número movimentado e dançante sustentado pela polirritmia incessante do baterista Carlos Bala.

    A melancólica melodia "Despedida" reflete exatamente o seu título, tendo uma introdução fora do andamento normal para depois, mais acelerado, configurar-se num misto de bossa e samba num clima suingado do início ao fim. Kiko projeta suas ideias numa improvisação coordenada com direção e propósito. "Samba Dorival" tem o reforço dos ilustres convidados Bebeto Castilho (flauta – quem não lembra dele no lendário Tamba Trio?), Pedro Paulo (flugelhorn - remanescente do original Sexteto Bossa Rio, de Sérgio Mendes), Luiz Alves (baixo – que fez historia no Som Imaginário e em inúmeros outros conjuntos) e Chico Batera (percussão – lenda viva que tocou com quase toda a irmandade musical do tempo do Beco das Garrafas).

    "Ladies" é uma melodia de cinco notas desenvolvida num ambiente de total relax e descontração. "Vestígios" permite apreciar o talentoso Jessé Sadoc (trompete) em ótima forma. O lirismo de "Pianíssimo" é o veículo para Kiko extravasar sensibilidade e bom gosto em solo de piano sem acompanhamento." (José Domingos Raffaelli, em agosto de 2002)






Ficha Técnica

Artista: Kiko Continentino
Nome do CD: O Pulo do Gato
Gravadora: Niterói Discos
Ano: 2002

Realização: Prefeitura de Niterói - Secretaria Municipal de Cultura - Fundação de Arte/FAN

Produção Musical: Kiko Continentino
Produção Executiva: Fábio Motta
Arranjos: Kiko Continentino

Estúdio: Castelo Studios e EG Studio
Mixagem: Fábio Motta, Kiko Continentino e Luís Cláudio Coutinho
Ilustração de capa: Kity Amaral
Design: Cassiana Rangel
Fotos: Lincoln Continentino Filho

Músicas

01. Universos (Kiko Continentino e Jorge Continentino)
02. Soul Niterói (Kiko Continentino)
03. Mr. Saxhophone (Kiko Continentino e Jorge Continentino)
04. Nuances (Kiko Continentino)
05. Bom Partido (Kiko Continentino)
06. Dspedida (Kiko Continentino)
07. Samba Dorival (Kiko Continentino)
08. Ladies (Kiko Continentino)
09. Vestígios (Kiko Continentino)
10. O Pulo do Gato (Kiko Continentino)
11. Pianíssimo (Kiko Continentino)

Ficha Institucional

Prefeitura de Niterói

Prefeito: Jorge Roberto da Silveira
Secretário de Cultura: Marcos Gomes

Fundação de Arte de Niterói

Presidente: Cláudio Valério Teixeira
Superintendente Geral: Ivan Macedo Viana

Niterói Discos

Coordenado de Produção: Paulo Renato Rocha
Assistente de Produção: Talitha Áscoli









aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com