My buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy button
My buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy button
My buttonMy buttonMy buttonMy button
My buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy button
BANDA SANTA CECÍLIA
De 04/07 a 12/12

Circuito Santa Cecília nas Escolas da Rede Municipal

SOLAR DO JAMBEIRO
28 e 29/11

"Quando Toca o Coração" no Solar do Jambeiro

SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO
Sábado, 29/11

Catálogo "Curando 3" registra mais de 60 exposições da SJCC

MAPA DE ARTISTAS

Eduard Roessler


Pinóquio, 2008
O ator e diretor de teatro Eduard Roessler é imensamente agradecido ao Colégio Santa Bernadete. Após passar por algumas escolas, foi nesta instituição de ensino que este niteroiense, nascido em 1953, encontrou as melhores condições para desenvolver seu talento teatral.

Seu interesse pelas artes cênicas, no entanto, começou mais cedo, no escotismo, nas conversas em torno da fogueira, conhecidas como Fogo do Conselho, quando a chefe dos Lobinhos, Maria Pérola Sodré, narrava com versatilidade, as aventuras de Mogli, o menino Lobo e outros clássicos infantis.

Em 1972 começa a frequentar as aulas do curso INDC ( Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural). O curso coordenado por Felice Pirro, era ministrado por Odir Vernon, que intercalava suas aulas com palestras e workshops dados por vários profissionais das artes cênicas, como os atores Grande Otelo, Lutero Luis e Maria Pompeu e o cenografista Pernambuco de Oliveira.

Roessler e Adriana Ghetti em 'Fantasia 80' no Roda viva, na Urca.
A primeira peça profissional foi uma tragédia grega: "Alceste" de Eurípides, montada pelo grupo Cacilda Becker no Rio de Janeiro. A primeira peça em Niterói foi o infantil "O Encanto do Coração de Ouro", de autoria do niteroiense Waldir Nunes, dirigida por Fernanda Jane e encenada no Teatro Municipal.

Sem esconder sua admiração pela irreverência do grupo carioca Dzi Croquetes e sem abandonar o teatro infantil, Eduard Roessler resolve montar um espetáculo adulto chamado "As Egretes".

Peter Pan, 1986
Em 1979, vence a Primeira Mostra de Teatro Infantil de Niterói com uma versão adaptada do clássico infantil "Cinderela". Como prêmio ganha uma temporada realizada em abril de 1980 no Teatro Leopoldo Froes.

Ainda em 1980, resolve investir no Teatro de Revista montando os espetáculos 'Tem Xaveco no Tablado' e 'Araribroadway', duas revistas que embora tivessem como tema a cidade de Niterói, foram muito bem aceitas pelo público carioca no Teatro Serrador e no Teatro Experimental Cacilda Becker. Nos anos seguintes, vieram "Facetoface" (onde contracenou com a atriz Cristina Fracho), "Sangue, muito Sangue", "Cassino Icaraí", "Adão e Eva", "A Dama do Camarote", e "Anormalistas", de Lucia Cerrone e Marcello Caridade.

Geração comédia - 2010
Entre os diversos infantis encenados pela Companhia de Eduard Roessler, estão as montagens de "Peter Pan" , "Aladim", "A Bela Adormecida", "Annie a Pequena Órfã", "Mamãe Ganso", e "Branca de Neve" com destaque, nesses três últimos, para a performance do elenco mirim, formado pelas oficinas do Papel Crepon."

Neste período, ao lado do produtor e amigo Roberto Muniz, Eduard Roessler percorre as principais capitais brasileiras com o projeto "A Escola vai ao Teatro". Ainda nesta época, o sucesso do Grupo Papel Crepon se confirmava pela frequência do público nas novas montagens com textos inéditos e adaptações de adultos e infantis. O reconhecimento veio em forma de premiações, moções honrosas da Câmara dos Vereadores e Alerj.

João e Maria, 2010
Em 2000, diante da falta de espaço para realizar ensaios, oficinas, confecção de cenários e figurinos, Eduard Roessler inaugura, na rua Mariz e Barros, o Café Teatro Papel Crepon, uma casa com palco italiano, mobília em estilo Art Decô, bem aconchegante e com jeitinho de teatro antigo.



Publicado em 15/05/2013


Publicado em
Tags Artes Cênicas, Teatro,


Baixe a agenda do mês do Arte na Rua



Sistema Municipal de Cultura
Baixe a agenda do mês
Rua Pres. Pedreira, 98 - Ingá - 24210-470, Niterói - RJ - 21 2621 5050 - E-mails: sculturaniteroi@gmail.com (Secret) e presidencia@culturaniteroi.com.br (FAN)
";