Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ORQUESTRA APRENDIZ NO TEATRO MUNICIPAL
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Clique para ampliar.


A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) se apresenta no Teatro Municipal de Niterói, na quarta-feira, 17 de junho de 2015, às 19h, trazendo para o público um repertório de grandes nomes da música brasileira e internacional, como Mozart, Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga.

Sob a regência do maestro Evandro Rodrigues, o programa contará com "Bachianas Brasileiras nº 4", de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), "Abertura em Ré Maior", de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), "Lua branca", de Chiquinha Gonzaga (1847-1935), "Dança dos espíritos abençoados", da ópera Orfeo ed Euridice, de Christoph Willibald Gluck (1714-1787), "Roda de amigos", de César Guerra-Peixe (1914-1993), "Petrópolis de Minha Infância", de César Guerra-Peixe (1914-1993) e "Eine Kleine Nachtmusik", de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Novas perspectivas para jovens

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) contempla com aulas de instrumentos, prática de conjunto e teoria musical os jovens interessados em dar prosseguimento aos estudos de música, iniciados nas escolas públicas municipais atendidas pelo Programa.

O repertório estudado na OSA presta-se, além da realização de obras tradicionais orquestrais, também ao desenvolvimento de habilidades nos instrumentos e de prática de conjunto, ao conhecimento dos diferentes estilos musicais e informações a respeito da historicidade de obras e autores.


Fotos de Luís Zulluh



Hoje, a cidade de Niterói conta com uma orquestra de jovens que tem atuado em seu cenário cultural em diversas oportunidades, levando ao público apresentações em espaços tradicionais para música de concerto (Teatro Municipal, Sala de Cultura Leila Diniz, Solar do Jambeiro, Centro de Arte da UFF, etc), bem como em escolas e praças públicas. A agenda de concertos da Orquestra Sinfônica Aprendiz é parte fundamental da estratégia do Programa de expandir a contrapartida social para além de alunos e de seus familiares, para além dos muros das escolas.

O Programa Aprendiz

O Programa Aprendiz - Música na Escola iniciou suas atividades em Niterói em 2001, como uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, de Educação, da Fundação de Arte de Niterói-FAN e da Fundação Municipal de Educação. Em 2011, o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), sob supervisão da FAN, passou a ser responsável pela gestão do Programa, que vem dando ótimos frutos e representa uma grande oportunidade para crianças da rede municipal de ensino.

A partir de 2014, o Programa Aprendiz estendeu suas ações para mais 10 escolas da rede municipal: os alunos interessados podem inscrever-se em aulas de violão, cavaquinho, canto e percussão, além das aulas de violino, viola, violoncelo e iniciação musical.


Serviço

Orquestra Aprendiz no Teatro Municipal
Dia: Quarta-Feira, 17 de junho de 2015
Horário: 19h
Ingresso: R$ 1
Classificação etária: livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624






Tags Orquestra Aprendiz,




Laura Zandonadi lança "A Voz de Alguém" no Theatro Municipal
Nosso Dia Pink
O líder da Revolta da Chibata é destaque no palco do Theatro Municipal
Juliana Maia leva "Minha alma canta" ao palco do Theatro Municipal
Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz, em cartaz no Theatro Municipal


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com