SALÃO NOBRE DO TEATRO MUNICIPAL
 
 
Baixe a agenda do mês

O Salão Nobre foi a área que sofreu maior intervenção a nível de restauro artístico, pois sua decoração mural estava totalmente ocultada por várias camadas de tinta. A pintura original foi resgatada utilizando-se métodos químicos e mecânicos. Três telas de autoria de Thomas Driendl compõem o forro deste salão, que tem as paredes dotadas de grandes espelhos e decoradas com pinturas murais.

Os espetáculos apresentados no salão nobre, são as terças-feiras com o objetivo de formação de platéia. As apresentações são intimistas, focando a nossa música clássica e erudita. O Salão Nobre tem entrada gratuita para o publico, com capacidade de 90 lugares e distribuição de senhas meia hora antes de cada espetáculo.

Restauração

A maior intervenção a nível de restauro artístico foi realizada no Salão Nobre, que apresentava sua decoração mural totalmente recoberta por várias camadas de pintura. Foi possível, utilizando-se métodos químicos e mecânicos, resgatar a pintura original. As lacunas foram reintegradas utilizando-se o método "tratteggio", marcando assim a ação restaurativa.

O forro deste Salão é composto por três grandes telas de autoria de Thomaz Driendl, que encontrava-se em avançado estado de deterioração e apresentando perdas significativas. Estas telas também foram submetidas à restauração integral.

A grande parede que divide o Salão Nobre da Sala de Espetáculos apresentava perda total, de sua pintura decorativa. A pintura dessa parede será recomposta repetindo-se a mesma modelatura dos quadros cromáticos e será dotada de grandes espelhos que deverão refletir os motivos das pinturas murais restauradas, resgatando-se, assim, a antiga unidade visual existente.




Publicado em 01/01/2013






Publicado emTeatro Municipal
Tags ,


Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)