OFICINAS DE MÚSICA CHEGAM A COMUNIDADES DE NITERÓI
 
 
Baixe a agenda do mês

Com a proposta de reutilizar resíduos sólidos para fabricação de instrumentos musicais, o projeto EcoMúsica chega a comunidades de Niterói promovendo oficinas de educação ambiental e capacitação profissional. A iniciativa faz parte do programa Niterói EcoCultural, uma ação de conscientização sobre o descarte de materiais, lançada em novembro de 2015 pela Secretaria de Ambiente do Estado do Rio, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que vai realizar, em parceria com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, atividades de formação com moradores de diversas comunidades da cidade.

Sob a coordenação da percussionista Regina Café, o projeto estimulará a formação de um grupo musical e associará expressão da cultura popular carioca, como o funk tradicional e o rap, ao tema ambiental, com ações de arte, educação e de reaproveitamento desenvolvidas para cada turma de 30 ou 35 alunos, que somarão 250 jovens capacitados.

Serão aulas de música, abordando percepção rítmica, construção de instrumentos com material reaproveitável, composição de letras e melodias, incentivando, assim, além da conscientização ambiental, a criatividade, a autoestima, o resgate da cidadania e, consequentemente, a geração de renda.

Uma vez por mês, haverá “aulões” às sextas-feiras, uma pela manhã e outra à tarde, reunindo as turmas de cada turno, abertas ao público e com convidados, que farão palestras de educação ambiental e workshops com músicos de expressão nacional.

No encerramento de cada módulo, com cinco meses cada um, está previsto um evento onde todo o grupo EcoMúsica, formado durante o processo, fará uma apresentação artística com músicas compostas com a finalidade de motivar campanhas de conscientização ecológica na comunidade.




Publicado em 09/11/2015






Publicado emEcocultural
Tags ,


Niterói Eco Cultural diploma mais de 450 alunos
Niterói EcoCultural diploma segunda turma de alunos
Niterói EcoCultural diploma mais de 400 alunos
Cerimônia de formatura do Niterói Ecocultural será no Teatro Popular
Alunos do EcoModa visitam o MAC Niterói
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)