OFICINAS DE MODA CHEGAM A COMUNIDADES DE NITERÓI
 
 
Baixe a agenda do mês

A partir de oficinas de educação ambiental e capacitação profissional, o projeto EcoModa chega a comunidades de Niterói com a proposta de reutilizar resíduos sólidos para fabricação de vestuário. A iniciativa é parte do projeto Niterói EcoCultural, uma ação de conscientização sobre o descarte de materiais, lançada em novembro de 2015 pela Secretaria Estadual de Ambiente, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que vai realizar, em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, atividades de formação com cerca de 250 moradores de diferentes comunidades da cidade.

O EcoModa se baseia em três vertentes de ação: social, de empregabilidade e de educação ambiental. Como a moda tem sido uma ferramenta fundamental de diálogo entre o estado e essas bases socioculturais, o EcoModa, além de capacitar para o mercado formal da indústria da indumentária, também abre janelas para uma discussão sobre a redução do lixo urbano.

Serão oficinas teóricas e práticas de capacitação em aproveitamento integral de resíduos sólidos com foco em fabricação de vestuário, destinadas a jovens regularmente matriculados na rede pública de ensino, residentes na área de abrangência do respectivo núcleo de capacitação, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica.

Estimular a criação de negócios criativos em moda e produção de assessórios e/ou o surgimento de empreendedores, por meio das ações de arte educação e de reaproveitamento de resíduos sólidos e materiais inservíveis, é o objetivo principal dessa parceria que une o Governo do Estado do Rio e a Prefeitura de Niterói.

O projeto

O programa EcoCultural atua em três eixos - Ambiente, Arte e Cultura, e tem o objetivo de alertar a população quanto ao descarte correto do lixo, cujo destino final são os rios e a Baía de Guanabara, além de garantir alternativas de renda para as famílias envolvidas, por meio da reciclagem de materiais.

As oficinas de educação ambiental serão realizadas pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). A entidade também promoverá capacitação profissional, já que geração de renda também é uma das preocupações do programa, que quer promover a cultura da sustentabilidade. O grupo formado poderá multiplicar seu conhecimento nas comunidades onde reside e trabalhar com a reciclagem de materiais.




Publicado em 09/11/2015






Publicado emEcocultural
Tags ,


Niterói Eco Cultural diploma mais de 450 alunos
Niterói EcoCultural diploma segunda turma de alunos
Niterói EcoCultural diploma mais de 400 alunos
Cerimônia de formatura do Niterói Ecocultural será no Teatro Popular
Alunos do EcoModa visitam o MAC Niterói
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)