Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  PREFEITO SANCIONA LEI DE CULTURA DURANTE CONFERÊNCIA NESTE SÁBADO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri



Empresas da cidade poderão financiar projetos culturais mediante renúncia de até 1% do ISS

A cidade de Niterói dá mais um passo em direção à vanguarda cultural. O prefeito Rodrigo Neves sanciona a inédita Lei de Cultura de Niterói durante a solenidade de abertura da IV Conferência de Cultura, neste sábado, dia 5 de dezembro, às 9h, na Faculdade de Economia da UFF, no Gragoatá.

A nova legislação vai apontar as obrigações do poder público, garantir os direitos culturais do cidadão e permitir, entre outras iniciativas, a implantação da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, em que empresas estabelecidas na cidade poderão financiar projetos culturais mediante renúncia de até 1% do ISS, o que pode significar a soma de até R$ 5 milhões no orçamento da pasta da Cultura anualmente.

De acordo com o Secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, a Lei de Cultura de Niterói é fundamental para o crescimento e o fomento do setor cultural da cidade.

“Niterói está vivendo um momento histórico. Esta é a primeira vez que um Governo cria uma política estruturante para o setor de cultura. Um projeto de vanguarda, construído em diálogo com a sociedade”, destacou Maia.

IV Conferência de Cultura

Programação. Clique para ampliar
A IV Conferência de Cultura vai promover dois dias de debates neste fim de semana, sábado e domingo, 5 e 6 de dezembro, das 9h às 20h, na UFF, com o objetivo de estabelecer o Plano Municipal de Cultura, que vai nortear, a longo prazo (dez anos), as políticas públicas de cultura para a cidade, através de diretrizes, metas, ações e programas, apontando potenciais parceiros, os recursos necessários e um cronograma para execução.

Lei do Sistema Municipal de Cultura

Fruto de um amplo debate com a sociedade civil, agentes culturais, Conselho Municipal de Cultura e representantes da esfera pública, a Lei do Sistema Municipal de Cultura traça as políticas públicas para a área cultural da cidade.

O Sistema reúne instrumentos básicos para a construção e efetivação das políticas culturais niteroienses em consonância com o Estado do RJ e a União. A proposta inédita aponta as obrigações do poder público e garante os direitos culturais do cidadão, definidos pelo Art. 8º, como: direito à identidade e à diversidade cultural; direito a participação na vida cultural; direito autoral; e direito ao intercâmbio artístico cultural.

Com a Lei, o Conselho Municipal de Cultura passa a se chamar Conselho Municipal de Política Cultural, de caráter deliberativo e composição paritária – serão 15 membros do poder público e 15 da sociedade civil.

A Lei assegura, também, um Sistema de Financiamento à Cultura, formado por dois instrumentos: o Fundo Municipal de Cultura, que vai utilizar o mecanismo de chamadas públicas para projetos culturais; e a Lei de Incentivo à Cultura, via renúncia fiscal de ISS. O que pode significar a soma de mais de 5 milhões de reais no orçamento da pasta da Cultura, anualmente.

Será criado, ainda, o Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC), que vai gerar informações e estatísticas da realidade cultural de Niterói, contribuindo significativamente para melhorar a eficiência da gestão pública.

Vale ressaltar que todas as decisões em relação à aplicação dos recursos advindos da Lei devem ser tomadas em comum acordo por representantes da sociedade civil e do Governo.







A IV Conferência Municipal de Cultura acontece nos dias 5 e 6 de dezembro
Lei do Sistema de Cultura é aprovado na Câmara
IV Conferência Municipal de Cultura de Niterói: Informe de nova data
Abertura da Pré-Conferência Municipal de Cultura
Lista dos membros do Conselho Municipal de Cultura de Niterói - 2013 a 2015


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com