Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  350 CRIANÇAS E JOVENS PARTICIPAM DE FESTA DO PROJETO SEMENTE
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Mais de 350 alunos, entre crianças e jovens, participaram da festa de encerramento das atividades de 2015 do projeto Semente, realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura/FAN, na tarde do último domingo, 20 de dezembro de 2015, no CEU Ismael Silva, em Jurujuba.

Sucesso da pasta da Cultura, o Semente ofereceu, só em 2015, 26 oficinas artísticas, em 13 diferentes comunidades, beneficiando mais de 500 pessoas, com aulas de Percussão, Artesanato, Capoeira, Audiovisual, Teatro e Dança.

A tarde comemorativa teve início com uma grande roda de capoeira formada por alunos com síndrome de down, já que a disciplina, assim como a de teatro, são inclusivas. Números de dança, exposição dos produtos artesanais feitos a partir de materiais recicláveis, show da turma de percussão, e três espetáculos teatrais completaram a programação da festa.


Fotos de Leo Zulluh



De acordo com o Secretário de Cultura, Arthur Maia, um dos idealizadores da iniciativa, o projeto volta em fevereiro de 2016, após o Carnaval. “A união e o comprometimento que se vê entre os estudantes, familiares e professores são aspectos imensuráveis. A função do projeto é unir, semear e colher. Contribuir para que as perspectivas sejam boas e grandiosas no futuro. O governo está plantando há três anos e já dá para colher bons frutos. Hoje é dia de festejar a boa colheita”, disse Maia.

O Projeto Semente propõe desenvolver o processo de iniciação às linguagens artísticas e manifestações culturais em distintos polos regionais do município, através de oficinas. Entendendo a descentralização como uma necessidade para a garantia da democratização cultural, o projeto visa alcançar a população de locais com menor índice de acesso aos bens culturais da cidade, articulando suas demandas e potencialidades com atividades artísticas que podem influenciar na realidade local.

Segundo o professor de percussão do Semente, Berg Silva, as oficinas oferecidas representam uma boa oportunidade para os jovens. “Tenho alunos que saíram do tráfico de drogas para se dedicarem a carreira de instrumentista”, celebra o percussionista.

O programa tem turmas de crianças até pessoas da terceira idade, em locais como Tenente Jardim, Souza Soares, Cavalão, Grota, Barreto, Boa Vista e Morro do Céu. Para se inscrever, basta procurar as associações de moradores locais.







Neste domingo, o Bloco Semente agita o Campo de São Bento
Bloco Semente no Campo de São Bento
Alunos do Aurelino Leal têm manhã musical no Museu Janete Costa
Projeto Semente chega ao Morro do Palácio com oficinas inéditas
Projeto Semente está com inscrições abertas e novas oficinas


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com