Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ALEX MARTINHO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Niteroiense, o guitarrista, Alex Moura Martinho é formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, estudou teoria e harmonia na Rio Música, e guitarra no Musicians Institute (GIT), em Los Angeles, Estados Unidos, onde se graduou com louvor em 1992. Lá, começou seu trabalho instrumental.

Alex iniciou sua carreira de músico em bandas de cover tocando com amigos. Nessa época formou o "Overdrive", conjunto que teve curta duração, mas chegou a fazer shows no Kool Ibiza. Interrompeu o trabalho do grupo e os estudos na Faculdade de Economia para estudar nos EUA.

Com Scott Henderson no Musicians Institute em 1991. Clique para ampliar
De volta a Niterói, gravou, pelo Selo Niterói Discos, 1994, um CD bastante elogiado pela crítica em geral: Alex Martinho, indicado para o Prêmio Sharp de Música. Formou, então, com Fábio Lessa e Rodrigo Martinho, a "Alex Martinho Band", e com Fábio Guerreiro, Rodrigo Martinho e Igor Guerreiro a banda "Anéis de Saturno".

Em 98, entrou com uma faixa inédita (Angels) no CD "Guitarras - Vol. I", do selo 2307 Records, da revista Cover Guitarra, com outros nomes importantes do cenário de guitarras brasileiro, como Sydnei Carvalho, Sergio Buss, Frank Solari e Rafael Bittencourt - Angra. Entre 1998 e 1999, acompanhou a banda de Celso Blues Boy, por todo o Brasil. Passou então a colaborar com várias revistas especializadas, como Guitar Player, Cover Guitarra e Música e Tecnologia.

Alex gravou seu segundo CD solo instrumental, "Evolution", em novembro de 2001, produzido por ele e Marcelo Gomes, que desde 1995 é técnico e co-produtor de Steve Vai, entre outros artistas Top dos USA. No final de 2004, lançou, em parceria com o guitarrista paulista Sydnei Carvalho, seu terceiro CD "Intensity", que ganhou o Prêmio Claro como melhor CD Instrumental do ano. O disco foi lançado no ano seguinte pelo selo Niterói Discos.

Banda Overdrive. Clique para ampliar
Em 2005, lançou pela editora HMP o método de guitarra "Fraseado e improviso Rock" e um CD com a banda Rhuna (juntamente com Fabio Lessa, Rodrigo Martinho e o vocalista Rafael de Castro). Também em 2005, fez uma participação especial no CD da banda progressiva "Sleepwalker Sun", gravando as guitarras na faixa homônima.

Em 2006, gravou "Intuition", seu quarto CD, também em parceria com Sydnei Carvalho. O trabalho foi considerado o melhor CD instrumental do ano, pelo Prêmio Toddy/Revista Dinamite.

Em 2008 inaugurou a escola "Música Moderna", a qual é diretor e um dos professores (www.musicamoderna.com.br). Em 2010 lançou seu primeiro DVD, "Double Vision", novamente em parceria com Sydnei Carvalho. Em 2011 lançou o CD "Universo em Mim" (2011), o 5° de sua carreira e no ano seguinte o DVD "20 anos de estrada", gravado ao vivo no Teatro Municipal de Niterói.

Em 2014 voltou ao palco do Teatro Municipal para o espetáculo "20 anos de estrada", acompanhado por Jorge Mathias (baixo), Gustavo di Padua (guitarra base) e Rodrigo Martinho (bateria).

Banda Rhuna. Clique para ampliar

    Crítica

    [...] "Na explosão do rock pesado no Brasil, infelizmente, o estilo instrumental ainda é pouco entendido. Mas se é por falta de músicos, não há mais preocupações. Após tantas feras americanas e européias assolarem o Brasil, é hora de abrirmos os olhos para o carioca Alex Martinho, uma das maiores promessas da guitarra nacional. Num projeto apoiado pela prefeitura de Niterói (selo Niterói Discos), o guitarrista lançou ano passado seu primeiro CD, auto-intitulado. Numa viagem musical de 11 músicas com vastas influências de hard rock, clássico, jazz e progressivo, Martinho não só surpreende pela técnica e sentimento, como também pelo trabalho de vanguarda no Brasil." DANIEL OLIVEIRA - 1995


    [...] "Rock instrumental sinfônico se reforça no Brasil através do guitarrista Alex Martinho que, apesar da responsabilidade, não deixa a peteca cair. No CD, estão mesclados vários estilos como o Rock, Fusion, Funk e o Progressivo, entre outros. O disco impressiona pela beleza das composições e a habilidade de Alex que, com toda certeza vai deixar os amantes da guitarra de cabelo em pé. Destacam-se "L. ª", "De volta para casa" e a "Outraparte". Não é por acaso que ele foi indicado para o Prêmio Sharp desse ano." FÁBIO NASCIMENTO - 1995


    Perfil no Facebook: Alex Martinho


Com Sydnei Carvalho. Clique para ampliar






Tags Alex Martinho,




Emmanuel de Macedo Soares (1945-2017)
K. Lixto (1877-1957)
Memória: Dois niteroienses entre os Maiores Brasileiros Vivos em 1924
Manoel Benício (1861-1923)
Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com