PROJETO NITERÓI ECOCULTURAL INICIA OFICINAS
 
 
Baixe a agenda do mês

Nesta quarta, aula inaugural do módulo EcoModa, no Ingá.

O projeto Niterói EcoCultural já é uma meta concretizada. Na manhã da última segunda-feira, 07 de março de 2016, foi realizada a aula inaugural do Eco Música, no colégio estadual Joaquim Távora, em Icaraí.

A iniciativa, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Ambiente com a Secretaria Municipal de Cultura/FAN, tem como objetivo ações para a conscientização da população sobre o descarte de resíduos sólidos.

Clique para ampliar
Confira as fotos da Aula inaugural do módulo EcoMúsica (07/03/2016)

O projeto se divide em três linhas de atuação: EcoModa, EcoDesign e EcoMúsica, este último já em desenvolvimento no colégio Joaquim Távora, sob coordenação de Regina Café. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 13h às 16h, com a proposta de ensinar aos alunos a tocarem instrumentos musicais produzidos por eles mesmos, a partir de materiais descartados, como latões, garrafas pet, chapinhas de metal entre outros.

"A ideia é criar, através da arte, da música e da cultura, uma consciência em relação ao ambiente. Mostrar as pessoas que se dermos um tratamento diferenciado ao lixo, ele pode ser reaproveitado e transformado em coisas úteis para nosso uso", explica Paulo Cunha, Superintendente Regional do INEA.

Gratuito, o projeto Niterói EcoCultural estreará, na próxima quarta-feira, 09 de março, o módulo Eco Moda, às 13h, no colégio estadual Aurelino Leal, e ainda neste mês de março, o Eco Música será ampliado para a Escola Técnica Estadual Henrique Lage, no Barreto. A inscrição é feita na secretaria das próprias escolas participantes da ação.

EcoModa


Clique para ampliar.



O EcoModa segue uma metodologia em cima de 3 eixos: social, empregabilidade e educação ambiental. A moda tem sido uma ferramenta importantíssima de dialogo para esses eixos. A indústria do vestuário historicamente tem acompanhado e interferido nos movimentos socioculturais. O EcoModa além de capacitar para o mercado formal da indústria da indumentária, também abre janelas para o debate sobre redução do lixo urbano, por meio da criação de novas possibilidades têxtil, além disso propõem uma nova possibilidade do fazer roupa. A metodologia pensada para esse curso é uma didática não diretiva, mas coma preocupação de dar a esse sujeito compreensão do fazer moda.


Serviço

Inauguração do módulo EcoModa
Data: Quarta-feira, 09 de março de 2016
Horário: 13h

Colégio Estadual Aurelino Leal
Rua Presidente Pedreira 79, Ingá - Niterói
Informações: 21 2719-9639




Publicado em 07/03/2016






Publicado emEcocultural
Tags ,


Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)