"JEITO LATINO", DE TINO JÚNIOR (2011)
 
 
Baixe a agenda do mês

Em 2011, a Fundação de Arte de Niterói, por meio da Niterói Discos lançou o CD "Jeito Latino", do saxofonista e compositor Tino Júnior. Filho da cidade de Magé (RJ), mas radicado em Niterói, Tino tem se destacado no cenário musical, com seu fraseado pessoal e um bonito e suave som de saxofone, que pode ser conferido no CD.

Primeiro trabalho solo de Tino, "Jeito Latino" é totalmente autoral e apresenta um repertório de dez composições. Em "La-Tino Blues" e "Gigante no Samba", os destaques ficam para a cozinha formada por Arthur Maia (baixo) e Di Stéffano (bateria); a guitarra de João Castilho, o baixo de Alex Rocha e a bateria de Márcio Bahia estão presentes em “Dia de Verão” e “Pequena Flor”.





Como era de se esperar, a sua banda "Swingueira 4" está presente em várias composições: "Sacode a Poeira", com a participação de Arimatéa no trompete, "Dois Irmãos", "Pé Quente" que conta com a luxuosa presença de Leonardo Amuedo na guitarra e a própria "Swingueira 4". Finalizando esse grande cd de Tino, duas músicas que contam com Fernando Moraes (piano), Renato Calmon (bateria) e André Rodrigues (baixo): "Baião do Véio" e "Esperança".

Acompanharam Tino (sax tenor, soprano e flauta), os músicos Fernando Moraes (piano); Alex Rocha, Arthur Maia e André Rodrigues (baixo); Márcio Bahia, Renato Calmon e Di Stéffano (bateria); Jakaré (percussão); Alexandre Prado e Cláudio Andrade (teclados); Gilberto Júnio (sax alto); Fabiano Segalote (trombone); Gílson Santos e José Arimatéa (trompete); João Castilho, Felipe Poli e Leonardo Amuedo (guitarra); Dani Andrade e Sérgio Fernandez (vocais) e a banda Swingueira 4, formada por Zé Luiz Maia no baixo, Fernando Merlino no piano, Ricardo Costa na bateria e o próprio Tino Jr.

Tino começou a estudar música com oito anos, primeiro piano clássico violão popular. Estudou saxofone com Idriss Boudrioua e harmonia funcional com Alexandre Carvalho, Vitor Santos e atualmente cursa Bacharelado em saxofone na URFJ. Participou de shows e gravações com vários artistas do cenário instrumental como: Arthur Maia, Idriss Bodrioua, Pascoal Meirelles, Jota Moraes, Jamil Joanes, Alex Malheiros, Márcio Bahia, Meirelles e os Copa Cinco e outros. Integra o quarteto do baixista Adriano Giffoni e o grupo Swingueira 4, que participa do disco.





Músicas

01. Brião do Veio
02. La-tino blues
03. Dia de verão
04. Pequena flor
05. Esperança
06. Pé quente
07. Swingueira 4
08. Gigante do samba
09. Sacode a poeira
10. Dois irmãos





Ficha técnica

Ano:2011
Cantor: Tino Júnior
Álbum: Jeito Latino

Gravado: Arthur Maia, Bob Naggy, Marcelo Monteiro e Heber Ribeiro
Estúdio: Q.G Estúdio, Máster Estúdio 112, Estúdio verde, Estúdio carioca e Suoni estúdio
Mixagem: Márcio Gama e Tino Junior
Masterização: Fabio Motta e Carlos Machado (Castelo estúdio)
Projeto gráfico: Elaine Becker
Fotógrafo: Luiz Ferreira


Ficha institucional

Prefeito de Niterói: Jorge Roberto Silveira
Secretário municipal de cultura: Cláudio Valério Teixeira
Subsecretário de Cultura: Rafael Vicente
Subsecretário de Planejamento Cultural: Dalto Medeiros

Presidente da Fundação de Arte de Niterói: Marcos Sabino
Superintendente Cultural: Francisco Aguiar
Superintendente Administrativo: Ivan Macedo
Coordenador da Niterói Discos: Carlos Tatoo
Produção executiva da Niterói Discos: Luis Otávio Torreão
Produtora cultural: Daniela Magalhães




Publicado em 17/03/2016






Publicado emNiterói Discos
Tags Tino Júnior,


Arnaldo Rodrigues - "Composições"
Paulo Leonel - "O Que Tenho Pra Dizer" (2002)
Triodélico - "Tempo" (2002)
Canto e Fé (2002)
Sydnei Carvalho e Alex Martinho - "Intensity" (2005)
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói - RJ, 24210-470 | Tel:(21) 2109-2222 | Email: gestao.solardojambeiro@gmail.com