SALOON & CIA EM "TREM DE FOGO" (1992)
 
 
Baixe a agenda do mês

Após mais dez anos de estrada, a banda Saloon & Cia lançou em 1992 pelo selo Niterói Discos, braço fonográfico da Fundação Niteroiense de Arte (Funiarte), o álbum "Trem de Fogo". Inspirada nos clássicos de Neshiville – principal centro mundial de música country -, a banda Saloon & Cia foi a primeira a apostar no gênero no Estado do Rio de Janeiro.

Nos anos em que atuou no cenário musical de Niterói, a banda passou por diversas formações, entre elas, a que gravou esse LP, composta por Adriana Ninski (vocal), Carlos Tatoo (banjo), Pedro Braga (guitarra), Fernando Bittencourt (baixo) e Wallace Cardia (bateria).

Clique para ampliar
Com seis faixas, entre elas algumas compostas pelo ex-integrante Tavinho Ventura, o disco explora o country, o blues e o rock’n’roll. As músicas "Alma Negra", "Kentucky" e "Bacamarte" são algumas das composições que compõem o disco.


Adriana Ninsky

Apelidada de Janis Joplin daqui, Adriana começou a se apresentar profissionalmente durante sua adolescência, e anos depois passou a integrar a banda Saloon & cia. Também integrou a banda Double You, fazendo backing vocals em turnê por todo o Brasil. Participou dos discos "Quando a noite cai", de Celso Blues Boy, "Embaixador do Regae", de Nabbi Clifford, e gravou temas para as trilhas musicais para televsão. Em 1992 gravou o álbum solo "Alma Negra" também pela Niterói discos.


Carlos Tatoo

Clique para ampliar
A técnica de tocar guitarra com dedeiras (como no banjo) é uma característica deste guitarrista de mão cheia que tem, entre suas influências, grandes nomes do rock, como Santana, Bela Fleck, Steve Howe e Steve Hacket. Carlos Tatoo carrega uma bagagem musical que vai do popular ao erudito, revelando uma produção autoral com enfoque na dedicação do artista, destacado pela revista Guitar Player pelo desempenho com o banjo de 5 cordas. Integra também as bandas niteroienses Colorado Country e Spin XXI.


Pedro Braga

Pedro Braga é um prodígio musical. O artista toca nada menos que sete instrumentos de cordas, como bandolim, violão e guitarra, e já lançou quatro álbuns. Ao lado da cantora erudita Virgínia Rodrigues, Braga participou de importantes eventos internacionais de jazz, como San Francisco Jazz Festival. O instrumentista também já integrou a banda de Roberto Carlos e Daniela Mercury.


Fernando Bittenccourt

O músico, que estudou contrabaixo na Escola de Música da UFRJ, com o Professor Sandrino Santoro, também integrou a Orquestra de Câmara de Niterói-RJ, em 1980, sob a regência do Maestro Roberto Ricardo Duarte. Nas décadas de 80 e 90, Bittencourt acompanhou e gravou discos com artistas como Biafra, Antônio Carlos e Jocafi, Dalto, Zélia Duncan, Bia Bedran. No exterior, apresentou-se em Quito, no Equador, com o grupo musical brasileiro Câmbio Negro, na Semana da Cultura Brasileira, em 1988.


Clique para ampliar.



Músicas

Lado A
01. Trem de fogo
02. Alma Negra
03. Kentucky

Lado B
04. Morada na montanha
05. Bacamarte
06. Peão de rodeio

Ficha Técnica

Ano 1992
Álbum: Trem de fogo

Produção Executiva: Ezio Filho e Geraldo Brandão
Produção Musical: Sallon & Cia e Ezio Filho
Arranjos: Saloon & Cia
Gravação e Mixagem: Daniel Cheese e Ezio Filho
Assistente de Gravação: Andre Duarte
Arte: Márcia Brandão e Ana Paula Guerreiro
Fotolitos: Artcromia
Foto: Paulo Chaffim

Ficha Institucional

Prefeitura de Niterói: Jorge Roberto Silveira
Presidente da Fundação Niteroiense de Arte: Luiz Antônio Mello
Direção Executiva: Ivan Macedo Viana
Direção Artística: Chico de Aguiar




Publicado em 21/03/2016






Publicado emNiterói Discos
Tags Saloon & Cia,


Arnaldo Rodrigues - "Composições"
Paulo Leonel - "O Que Tenho Pra Dizer" (2002)
Triodélico - "Tempo" (2002)
Canto e Fé (2002)
Sydnei Carvalho e Alex Martinho - "Intensity" (2005)
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói - RJ, 24210-470 | Tel:(21) 2109-2222 | Email: gestao.solardojambeiro@gmail.com