CAMINHOS DA BOA VIAGEM
 
 
Baixe a agenda do mês

Prezado internauta, preste atenção a esta grande vista da Boa Viagem. Aqui, nesse pequeno bairro de Niterói, cruzam-se várias memórias e imaginários da história do Brasil. Nesta poética travessia a pé por diferentes moradas do tempo, o visitante vai encontrar um roteiro incrível de palacetes e casarões restaurados e transformados em museus e espaços culturais. Seja bem-vindo ao circuito cultural "Caminhos da Boa Viagem" entre o MAC Niterói, Museu Janete Costa de Arte Popular, Solar do Jambeiro, Museu do Ingá, Sala José Cândido de Carvalho, Museu Antônio Parreiras e Ilha da Boa Viagem.

Museu Antônio Parreiras
Solar do Jambeiro
Museu Janete Costa de Arte Popular
Museu do Ingá
Sala José Cândido de Carvalho
Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Ilha da Boa Viagem


Sistema Integrado Municipal de Museus

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), seguindo a orientação do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura, está criando o Sistema Integrado de Museus de Niterói, em parceria com o Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM). Aproveitando a grande concentração e a rica variedade de museus e espaços expositivos no município, o sistema tem como objetivo integrar os espaços museológicos e centros culturais federais, estaduais, municipais e particulares da cidade, além de promover o diálogo entre esses locais. A iniciativa vai aperfeiçoar a sinalização para os museus, facilitar o diálogo entre as instituições, promover o compartilhamento dos acervos, mostras conjuntas e atividades museológicas.


Museu de Arte Contemporânea Niterói – MAC


Clique para ampliar.



O Museu de Arte Contemporânea Niterói teve seu projeto concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurado em 1996, foi construído para receber a Coleção João Sattamini, um dos mais importantes conjuntos de obras representando a produção artística contemporânea brasileira, de 1950 até os dias de hoje. A arquitetura revolucionária foi inspirada pela magnífica vista da paisagem da orla da Boa Viagem, como uma escultura futurista que se oferece com beleza para todos, tornando-se, assim, um dos principais cartões postais do município.

Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem
Terça a domingo, das 10h às 18h.
Informações: 2620-2400 / 2620-2481
Como chegar: Ônibus linha 47B
Ingresso: R$ 10

  • A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação.

  • Estudantes, professores, jovens até 21 anos e pessoas acima de 60 anos pagam meia.

  • Entrada gratuita para moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência), estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, crianças de até 7 anos e visitantes que chegarem ao museu de bicicleta.

  • Entrada gratuita também às quartas-feiras.


Museu Janete Costa de Arte Popular


Clique para ampliar.



Situado no bairro da Boa Viagem, em dois sobrados do século XIX, com fachadas tipicamente neoclássicas, o Museu Janete Costa de Arte Popular tem como objetivo divulgar a cultura popular brasileira. A reforma dos imóveis e restauração da fachada tombada ficaram a cargo do arquiteto Mário Costa Santos, filho da pernambucana Janete Costa, uma das maiores pesquisadoras e especialistas em arte popular brasileira, que viveu parte de sua vida em Niterói, e que empresta seu nome ao museu.

Rua Presidente Domiciano, 178-182 Boa Viagem
De terça a domingo, das 10h às 18h
Informações: (21) 2705-3929
Como chegar: Ônibus linha 47 / 47A
Entrada franca


Solar do Jambeiro


Clique para ampliar.



O antigo Palacete Bartholdy, hoje conhecido como Solar do Jambeiro, foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira. Tombado pelo IPHAN em 1974 e desapropriado pela Prefeitura Municipal de Niterói em 1997, o Solar do Jambeiro foi aberto em 2001 ao público, após minucioso processo de restauração. Em meio a um amplo jardim, o espaço cultural é composto por salas de exposições, para música, teatro e workshops.

Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem /
Terça a domingo, das 10h às 18h
Informações: (21) 2109-2222 / 2109-2223
Como chegar: Ônibus linha 47/47A
Entrada franca


Sala José Cândido de Carvalho


Clique para ampliar.



A Sala José Cândido de Carvalho é um espaço cultural destinado principalmente ao lançamento de novos talentos. Localizada no primeiro andar da sede da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), foi inaugurada em 1988 e homenageia um dos ex-presidentes da FAN, o romancista José Cândido de Carvalho. A Sala é referencia na exposição de trabalhos que têm como suporte o papel, principalmente a fotografia, a gravura e a aquarela.

Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá
Segunda a sexta, das 9h às 17h
Informações: (21) 2719-9639
Como chegar: Ônibus linhas 17/32/33/47/49/53/57/740/750/775
Entrada franca


Museu do Ingá


Clique para ampliar.



O Museu do Ingá – um espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ – possui em seu acervo coleções de arte e tradições populares, arte brasileira, com destaque para a ‘Coleção Banerj’ e documentos históricos referentes a seu patrimônio. Palácio do Governo entre 1903 e 1975, o Ingá foi cenário para importantes decisões políticas e palco para grandes personagens da política brasileira, como Getúlio Vargas, Amaral Peixoto, João Goulart e Roberto da Silveira. Os vestígios desse passado monumental podem ser descobertos nas coleções referentes aos governadores do antigo estado do Rio, no mobiliário e na pinacoteca, formada nos anos 1920 e constantemente aberta ao público.

Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá
Informações: 2717-2790 Como chegar: Ônibus linhas 46/43/49/49-A/53/57/60/740/750/ 760/775
Entrada franca


Museu Antonio Parreiras


Clique para ampliar.



O Museu Antonio Parreiras – um espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ – é dedicado à preservação da memória e da obra de Antonio Parreiras, um dos maiores pintores brasileiros, nascido em Niterói em 1860. Inaugurado em 21 de janeiro de 1942 e tombado pelo IPHAN em 1967, o museu ocupa três prédios cercados de jardins históricos planejados pelo próprio artista, cuja residência foi projetada por Ramos de Azevedo e construída em 1894, tendo pertencido ao pintor e à sua família. O MAP abriga obras, documentos e objetos do artista, além de duas outras coleções: de arte brasileira do século XIX e início do século XX, e de arte estrangeira dos séculos XVI ao XIX.

Endereço: Rua Tiradentes, 47, Ingá
Informações: 2717-1414
Como chegar: Ônibus linha 17/47/47A/47B/32
Entrada franca


Ilha da Boa Viagem


Clique para ampliar.



Descrita em diversos relatos e retratada em pranchas dos séculos XVIII e XIX como um local paradisíaco, a Ilha da Boa Viagem abriga uma capela, ruinas de uma antiga fortificação, possui grutas e vegetação submersas. Situada no ponto mais alto da ilha está a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, construída por ordem de Diogo Carvalho Fontoura em meados do século XVII. De estilo colonial, guarda no altar principal a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Próximo à igreja, encontram-se as ruínas do Forte Boa Viagem, duramente castigado pelo fogo da Esquadra durante a Revolta da Armada (1893). No local, funcionou ainda, entre 1840 e 1846, a Escola de Aprendizes Marinheiros. Tombada pelo IPHAN em 1938, a ilha é ligada ao continente por uma bela ponte, construída na década de 1970.

Terça a domingo, das 10h às 18h.
Como chegar: Ônibus linha 47B
Entrada franca


Clique para ampliar.







Publicado em 06/06/2016






Publicado em
Tags ,


Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)