GERAÇÃO DUERÊ (1992)
 
 
Baixe a agenda do mês

O álbum “Geração Duerê” é uma compilação de canções entoadas por algumas das grandes vozes que frequentaram o Bar Duerê, que se localizava em Niterói, em seus dez anos de existência. De Arthur Maia a Beth Bruno, o disco, lançado pelo Selo Niterói Discos, em 1992, faz uma retomada do que foi a efervescência cultural naqueles anos na cidade.

Fundada pela produtora Marilda Ormy, a casa de shows e restaurante recebeu entre 1984 e 1994 artistas de toda a região fluminense para produção focada em música e cultura. Além dos shows, o espaço abrigou eventos como festivais de esquetes, teatro infantil e tudo que pudesse respirar cultura. Não era só um restaurante, nem uma casa de shows, era um espaço de espetáculos pronto para receber qualquer movimento artístico.

O Duerê é até hoje lembrado pelo público, pois foi um lugar muito peculiar na cidade: um lugar “diferentíssimo”, com cobertura de sapê, algumas bananeiras e quatro jovens recebendo as pessoas que iam em busca de música de qualidade. Mas, de lá pra cá, o espaço para se fazer música em Niterói só foi aumentando. Foram surgindo novos lugares para poder consumir música, como o Nó na Madeira, Cadongueiro e depois também o próprio espaço do Teatro Municipal esteve aberto para isso.

Conviviam no mesmo pedaço o soul, o funk, rap, a balada, o blues, o rock e o samba, além da MPB, sem predileções ou predominâncias. O disco lançado reflete isso. Com canções nas vozes e instrumentos de artistas como Arthur Maia, Heitor TP, Beth Bruno, Marcelo Gonçalves Fernandes, Eduardo Nóbrega, Tavinho Ventura e Arícia Mess, o trabalho é formado por seis faixas capazes de emocionar e evocar a memória afetiva do público que chegou a frequentar o local.

Ano: 1992
Nome do lp: Geração Duerê


Músicas

01. Pulsar "Duerê" (Heitor T.P e Artur Maia)
02. Arícia Mess "Pé na cova" (Arícia Mess e Aurélio Dias)
03. Beth Bruno "O sonho" (Heitor T.P)
04. Last time blues (Marcelo G. Fernandes e Eduardo Nóbrega)
05. Pau Brasil "Icaraí" (Cilico)
06. Colorado country "Daniel Boone" (Tavinho Ventura)




Ficha técnica

Produção musical: Ezio Filho e Geraldo Brandão
Produção executiva: Ezio Filho e Geraldo Brandão
Assistente de produção: Tito Galvão e Lucinha Daudt
Design: Márcia Brandão e Ana Paula Sá Guerreiro
Composição: Edições Muiraquitã
Fotolitos: Artcromia


Ficha institucional

Governo: Jorge Roberto Silveira

Funiarte: Fundação Niteroiense de arte
Presidente: Luiz Antônio de Farias Mello

Niterói Discos
Diretor executivo: Ivan Marcelo Viana
Diretor artístico: Chico Aguiar




Publicado em 05/07/2016






Publicado emNiterói Discos
Tags Marilda Ormy,


Arnaldo Rodrigues - "Composições"
Paulo Leonel - "O Que Tenho Pra Dizer" (2002)
Triodélico - "Tempo" (2002)
Canto e Fé (2002)
Sydnei Carvalho e Alex Martinho - "Intensity" (2005)
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói - RJ, 24210-470 | Tel:(21) 2109-2222 | Email: gestao.solardojambeiro@gmail.com