ALEX MALHEIROS - ZENITH (1992)
 
 
Baixe a agenda do mês

O contrabaixista e compositor brasileiro José Alexandre Malheiros Filho, mais conhecido como Alex malheiros, nasceu na cidade de Niterói, em 19 de agosto de 1946. Alex nasceu numa família de músicos. Inicialmente, tocava bateria e estudou piano. Entretanto, seguindo os moldes de pai e tio, especializou-se no contra-baixo. sua formação incluiu orientação inicial através do pai e também a convivência musical com os artistas niteroienses que freqüentavam sua casa, como Sergio Mendes e Tião Neto.

Alex iniciou sua carreira na década de 1960. Ao lado dos músicos José Roberto Bertrami, Fredera, Victor Manga, Marcio Montarroyos, Ion Muniz e Raul de Souza, das cantoras Regininha, Dorinha Tapajós e Málu Ballona, e de Nonato Buzar, fez parte do grupo A Turma da Pilantragem, com o qual lançou os LPs "A Turma da Pilantragem" (1968), "A Turma da Pilantragem" (1969) e "A Turma da Pilantragem Internacional".

No início dos anos 1970, atuou como músico de estúdio, gravando com vários artistas, como participando de discos de vários artistas, como Raul Seixas, Rita Lee, Elis Regina e Odair José, entre outros, ao lado de José Roberto. Em 1973 fundou, com outros músicos, o grupo Azymuth.

O grupo nasceu junto com a cervejaria Canecão. em três palcos diferentes, Zé Roberto, Alex Malheiros e Mamão atuavam com seus respectivos grupos, revezando as apresentações. Contratados pela Philips Records (posteriormente Phonogram), os três gravavam e arranjavam as bases dos sucessos da época. Entre eles estavam Raul Seixas, Tim Maia, Erasmo Carlos, MPB-4, Marcos Valle, Erlon Chaves, Sérgio Sampaio, Gonzaguinha entre muitos outros.

Alex lançou seu primeiro álbum solo, chamado "Atlantic Forrest", em 1984. Esse trabalho foi recebido com entusiasmo pela crítica internacional. Alguns anos depois, pelo selo Niterói Discos, lançou "Zenith", que teve a participação de sua filha mais nova - Sabrina, na época com 11 anos de idade.


Ano: 1992
Nome do LP: Zenith - Alex Malheiros


Músicas

Lado a

01. Essence (Alex malheiros)
02. Sabrina M (Alex Malheiros)
03. Vão central (Alex Malheiros)

Lado b

04. Zenith (Alex Malheiros)
05. Gate of time (Alex Malheiros)
06. Estação (Alex Malheiros)




Ficha técnica

Produção musical: Alex Malheiros, Zelli, Fabio Mota e Marrio Ciribelli
Gravação e mixagem: Zelli e Fabio Mota
Produção executiva: Gabio Mota
Programação de bateria: Zelli e Alex and Lula-Lellé
Gravadora: Castelo studio
Arte: Márcia brandão e Ana Paula Guerreiro
Fotolitos: Artecromia


Ficha Institucional

Prefeitura Municipal de Niterói
Prefeito: Jorge Roberto Silveira

FUNIARTE
Presidente: Luiz Antonio Mello

NITEROI DISCOS
Direção executiva: Ivan Macedo
Direção artística: Chico Aguiar




Publicado em 05/07/2016






Publicado emNiterói Discos
Tags Alex Malheiros,


Arnaldo Rodrigues - "Composições"
Paulo Leonel - "O Que Tenho Pra Dizer" (2002)
Triodélico - "Tempo" (2002)
Canto e Fé (2002)
Sydnei Carvalho e Alex Martinho - "Intensity" (2005)
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói - RJ, 24210-470 | Tel:(21) 2109-2222 | Email: gestao.solardojambeiro@gmail.com