COMPANHIA DE BALLET DA CIDADE DE NITERÓI APRESENTA "ESCALENO"
 
 
Baixe a agenda do mês

O Teatro Municipal de Niterói abre as cortinas para a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, que vem apresentar o espetáculo "Escaleno", entre os dias 11 e 20 de novembro, sextas e sábados às 20h, domingos às 19h. Apresentando três coeografias de diferentes artistas de três continentes, a Cia. promete emocionar o público presente. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira). E para celebrar o aniversário de Niterói, os moradores da cidade tem 50% de desconto na compra de 1 (um) ingresso e no dia 20 a sessão será gratuita, sujeita a lotação.

Com direção de Pedro Pires, este inédito trabalho da Cia de Ballet traz três diferentes coreografias que se completam e prometem emocionar o público. São elas: “CÓRTEX”, do português André Mesquita; “ERRO 404”, do brasileiro Alex Soares; e “PACIFIC”, do australiano Phillip Adams. Três coreógrafos, de naturalidade distintas, que aproximam suas fronteiras ao unir três propostas, três países, três coreografias em uma noite de espetáculo. Suas origens e visões de mundo tão diversas tornam a performance única, um caleidoscópio cultural entre a Austrália, o Brasil e Portugal, utilizando a Companhia de Ballet de Niterói como ponto principal.

Foto Gregory Lorenzutti. Clique para ampliar
Em “CÓRTEX”, o coreógrafo português André Mesquita, de forma abstrata e não dramatúrgica, faz uma analogia ao córtex cerebral, que, formado por uma massa cinzenta, é responsável pela realização dos movimentos do corpo humano, local de representações simbólicas, onde o que se recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação.

O brasileiro Alex Soares assume a criação de “ERRO 404”, um código de resposta http usado na internet, que indica que o usuário pode se comunicar com o servidor, mas ou o servidor não pode encontrar o que foi pedido, ou foi configurado para não cumprir o pedido e não revela a razão. A coreografia foi criada usando esta ideia como ferramenta para os estados corporais do elenco, onde se percebe certa “falência”, uma impossibilidade ao seguir em frente sem haver uma razão conhecida.

Já o australiano Phillip Adams, com “PACIFIC”, trás uma nova proposta que possibilita uma pesquisa de movimento, ideias, materiais e novas plataformas definidas durante seu trabalho junto à Companhia. A partir dessas impressões, surge o conteúdo, que resulta num espetáculo absolutamente inédito, único e exclusivo, no qual os bailarinos se propõem a mergulhar, de forma inovadora, na concepção do movimento, trazendo a tona sua origem, execução e significado, ao mesmo tempo em que se expõem a dramaturgia, a intensidade e a sensação.

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
Foto Gregory Lorenzutti. Clique para ampliar


A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói foi fundada em 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança. Sexta companhia pública criada no país, a Companhia, atualmente dirigida por Pedro Pires, conta em seu quadro artístico com trinta bailarinos aprovados em concursos públicos.

Seguindo a linha contemporânea, a o grupo vem ao longo de sua existência apresentando trabalhos assinados por coreógrafos expressivos do universo da dança, tais como: Rodrigo Moreira, Renato Vieira, Vasco Wellenkamp, Rodrigo Negri, Luis Arrieta, Roberto Oliveira, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Luiz Fernando Bongiovanni, Ana Vitória, Jorge Garcia, Clébio Oliveira, André Mesquita entre outros.




Serviço

"Escaleno", da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
Data: 11 a 20 de novembro de 2016
Horário: sextas e sábados às 20h, domingos às 19h
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) * para celebrar o aniversário de Niterói, moradores da cidade tem 50% de desconto na compra de 1 (um) ingresso. * No dia 20/11, às 19h, o espetáculo será gratuito - sujeito à lotação do teatro
Classificação indicativa: 18 anos

Obs¹: 50% de desconto na compra de 01 (um) ingresso para moradores de Niterói com comprovante de residência. Desconto não-cumulativo.
Obs²: abrindo as comemorações do aniversário da cidade de Niterói, o espetáculo do dia 20 de novembro às 19h será gratuito e sujeito à lotação do teatro.

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.




Publicado em 25/10/2016






Publicado emTeatro Municipal
Tags Companhia de Ballet da Cidade de Niterói,


Sala Carlos Couto apresenta exposição em homenagem aos 25 anos da CBCN
Lançamento do livro "Quelé, a Voz da Cor - Biografia de Clementina de Jesus"
Grupo Samba Bom no Teatro Municipal
A Sala Carlos Couto recebe Henrique Garcia
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta "O INSTANTE DO AQUILO"
Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói - RJ, 24020-125 | Tel:(21) 2620-1624 | Email: producao.tmjc@gmail.com