Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  GRUPO BEIJO NA BOCA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Tudo começou informalmente, em 1992, quando os integrantes do grupo “Beijo na Boca” estudavam no Instituto Abel, tradicional instituição de ensino na zona sul de Niterói. Os primos Betinho e Fernandinho cresceram ouvindo Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Grupo Fundo de Quintal, na casa dos avós, em Icaraí.

Betinho aprendeu a tocar cavaquinho com o tio, aos dez anos de idade. Fernandinho descobriu o repique de mão e o "tantan" nos pagodes da Tia Doca, em Madureira, no Rio de Janeiro. A eles, juntaram-se Fabinho Vasconcellos, Léo Ribeiro e Pajé. Depois, vieram Gegê e os irmãos Tato e Guigo Barcellos, formando afinal o grupo “Beijo na Boca”.

Fizeram vários shows nas casas noturnas de Niterói, entre elas Double Six, Barthô e Nó na Madeira. Cumpriram o circuito de pagodes no Rio de Janeiro, passando por Mistura Fina, Ilha dos Pescadores, Bellas Artes e Biruta, e, em São Paulo, por Lambar, Cachaça Brasil e Hotel Lorena Flat. Participaram da abertura do show de Roberto Carlos em São Bernardo do Campo, além se apresentarem em várias cidades do interior do estado.

Tantas apresentações acabaram por valer um convite para cruzar o Atlântico, em julho de 1995. Durante quinze dias, apresentaram-se em Málaga, Espanha, no “Magic Oh Brazil”. De volta ao Brasil, o objetivo passou a ser o lançamento de seu primeiro CD.

Entre um show e outro, conheceram o produtor musical Luisinho Nascimento, que produziu e fez os arranjos do álbum. Estimulados por Jorge Aragão, o “Grupo Beijo na Boca” lançou seu primeiro disco, pela gravadora RGE, trazendo doze faixas inéditas, com duas músicas compostas por integrantes do grupo – “Namorada” e “Meu Primeiro Samba” – e as demais por compositores como Alceu Maia, Alexandre Pires, Chico Roque, Délcio Luiz, Jorge Aragão, entre outros.


Crítica
"O samba romântico é a marca deste grupo carioca [...] eles também contam com a participação de músicos do naipe de Luizinho Nascimento (que também produziu a bolachinha prateada), Alceu Maia, Gordinho e Marcos Esguleba, além de um padrinho de primeiríssima, Jorge Aragão em pessoa. O romantismo de Sonhando Acordado, Namorada, e Me Liga a Cobrar é temperado pelo swing de Um Pouquinho de Mim e Beijo na Boca. Pela amostra, um grupo que vai dar o que falar". FABIAN CHACUR






Tags Beijo na Boca,




Emmanuel de Macedo Soares (1945-2017)
K. Lixto (1877-1957)
Memória: Dois niteroienses entre os Maiores Brasileiros Vivos em 1924
Manoel Benício (1861-1923)
Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com