"MINHA CASA PARA VIAGEM", DE CLÁUDIA BARCELOS, NO INGÁ
 
 
Baixe a agenda do mês

A artista plástica Cláudia Barcellos traz a exposição "Minha Casa para Viagem" para a Sala José Cândido de Carvalho, no Ingá, onde fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2017.

Com curadoria de Desiréé Monjardim, a mostra traz assemblages da artista, que coloca diversos objetos, por ela recolhidos durante sua trajetória de vida, dispostos em caixas de madeiras, organizando o seu mundo, como se fosse a sua casa, na qual ela pode visitar e levar quando e para onde quiser.

Clique para ampliar
No trabalho, Cláudia Barcelos renova e dá vida a objetos inúteis ou que já estão fora de uso. Para isso, faz uso de cartazes antigos e velhas imagens; viaja pela gastronomia francesa, com a tão conhecida água mineral Perrier; usa uma Iemanjá em frente a uma boneca pequena, e uma enorme garrafa d´água; cria uma encantadora caixa com os símbolos da gastronomia oriental, ou caminha por versões do que hoje se chama Food Truck, na imagem da velha Kombi do cachorro quente e da Coca Cola. Cria imagens que nos fazem viajar e sonhar, remetendo a quando visitamos museus de curiosidades.

Filha do saudoso Manoel Barcelos, veterano da extinta Rádio Nacional, Cláudia conta que coleciona objetos inusitados há anos e sempre teve uma paixão especial por caixas de madeiras. Assim foi surgindo a obra da artista: preenchendo as caixas, com seus diferentes formatos e tamanhos, com diversos objetos, além de elementos de pintura e colagens.

O resultado pode ser conferido em 13 dessas caixas, sendo três inéditas, produzidas pela artista, em cartaz em Niterói. Visitação de 2ª a 6ª, das 9h às 17h.



    O que leva uma pessoa a começar uma coleção? Sobretudo, uma coleção de objetos de muitas origens, sem relação nenhuma? O que leva uma pessoa a possuir um seu particular pequeno museu? Os museus tiveram origem na curiosidade dos viajantes, após a conquista de novos horizontes como o Egito, a África e a América do Sul. Chamavam-se Gabinetes de Curiosidades e reuniam toda sorte de objetos trazidos destas terras distantes. Na verdade, já seriam o que se chama hoje, em artes plásticas, "assemblages".



    Cláudia Barcellos, ao colocar em uma caixa de vinho seus diversos objetos, por ela recolhidos durante sua trajetória de vida, está organizando o seu mundo, preparando esse mundo como se fosse a sua casa, que ela pode visitar e levar quando e para onde quiser. Através das assemblages de Cláudia podemos ver como ela renova e dá vida útil a objetos inúteis ou que já estão fora de uso. Assim ela usa cartazes antigos e velhas imagens; ela viaja pela gastronomia francesa, com a tão conhecida água mineral Perrier; ela usa uma Iemanjá em frente a uma boneca pequena, e uma enorme garrafa d'água; cria uma encantadora caixa com os símbolos da gastronomia oriental, ou caminha por versões do que hoje se chama Food Truck, na imagem da velha Kombi do cachorro quente e da Coca Cola. Cria imagens que nos fazem viajar e sonhar. Como quando visitamos museus de curiosidades, ou "a sua casa para viagem".


    (Por Isis Fernandes Braga, Doutora em Artes Visuais e Doutora em Ciências)







      Serviço

      Exposição: “Minha casa para Viagem”, de Claudia Barcelos
      Curadoria: Desirée Monjardim
      Data: Até 28 de fevereiro de 2017
      Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
      Classificação Etária: Livre
      Entrada Franca

      Local: Sala José Cândido de Carvalho
      Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
      Telefone: (21) 2719-9639




Publicado em 29/11/2016






Publicado emSala José Cândido de Carvalho
Tags Cláudia Barcelos,


“Corpo na Natureza” em cartaz na Sala José Cândido de Carvalho
Mostra "Corpos Anônimos" em cartaz no Ingá
Dark Room, de Vinicius Gerhein, em cartaz no Ingá
Cena Festiva, de Lua Barbosa, na Sala José Cândido de Carvalho
Mostra "Jardim de Memórias" na Sala José Cândido de Carvalho
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)