"MINHA CASA PARA VIAGEM", DE CLÁUDIA BARCELOS, NO INGÁ
 
 
Baixe a agenda do mês

A artista plástica Cláudia Barcellos traz a exposição "Minha Casa para Viagem" para a Sala José Cândido de Carvalho, no Ingá, onde fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2017.

Com curadoria de Desiréé Monjardim, a mostra traz assemblages da artista, que coloca diversos objetos, por ela recolhidos durante sua trajetória de vida, dispostos em caixas de madeiras, organizando o seu mundo, como se fosse a sua casa, na qual ela pode visitar e levar quando e para onde quiser.

Clique para ampliar
No trabalho, Cláudia Barcelos renova e dá vida a objetos inúteis ou que já estão fora de uso. Para isso, faz uso de cartazes antigos e velhas imagens; viaja pela gastronomia francesa, com a tão conhecida água mineral Perrier; usa uma Iemanjá em frente a uma boneca pequena, e uma enorme garrafa d´água; cria uma encantadora caixa com os símbolos da gastronomia oriental, ou caminha por versões do que hoje se chama Food Truck, na imagem da velha Kombi do cachorro quente e da Coca Cola. Cria imagens que nos fazem viajar e sonhar, remetendo a quando visitamos museus de curiosidades.

Filha do saudoso Manoel Barcelos, veterano da extinta Rádio Nacional, Cláudia conta que coleciona objetos inusitados há anos e sempre teve uma paixão especial por caixas de madeiras. Assim foi surgindo a obra da artista: preenchendo as caixas, com seus diferentes formatos e tamanhos, com diversos objetos, além de elementos de pintura e colagens.

O resultado pode ser conferido em 13 dessas caixas, sendo três inéditas, produzidas pela artista, em cartaz em Niterói. Visitação de 2ª a 6ª, das 9h às 17h.



    O que leva uma pessoa a começar uma coleção? Sobretudo, uma coleção de objetos de muitas origens, sem relação nenhuma? O que leva uma pessoa a possuir um seu particular pequeno museu? Os museus tiveram origem na curiosidade dos viajantes, após a conquista de novos horizontes como o Egito, a África e a América do Sul. Chamavam-se Gabinetes de Curiosidades e reuniam toda sorte de objetos trazidos destas terras distantes. Na verdade, já seriam o que se chama hoje, em artes plásticas, "assemblages".



    Cláudia Barcellos, ao colocar em uma caixa de vinho seus diversos objetos, por ela recolhidos durante sua trajetória de vida, está organizando o seu mundo, preparando esse mundo como se fosse a sua casa, que ela pode visitar e levar quando e para onde quiser. Através das assemblages de Cláudia podemos ver como ela renova e dá vida útil a objetos inúteis ou que já estão fora de uso. Assim ela usa cartazes antigos e velhas imagens; ela viaja pela gastronomia francesa, com a tão conhecida água mineral Perrier; ela usa uma Iemanjá em frente a uma boneca pequena, e uma enorme garrafa d'água; cria uma encantadora caixa com os símbolos da gastronomia oriental, ou caminha por versões do que hoje se chama Food Truck, na imagem da velha Kombi do cachorro quente e da Coca Cola. Cria imagens que nos fazem viajar e sonhar. Como quando visitamos museus de curiosidades, ou "a sua casa para viagem".


    (Por Isis Fernandes Braga, Doutora em Artes Visuais e Doutora em Ciências)







      Serviço

      Exposição: “Minha casa para Viagem”, de Claudia Barcelos
      Curadoria: Desirée Monjardim
      Data: Até 28 de fevereiro de 2017
      Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
      Classificação Etária: Livre
      Entrada Franca

      Local: Sala José Cândido de Carvalho
      Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
      Telefone: (21) 2621-5050




Publicado em 29/11/2016






Publicado emSala José Cândido de Carvalho
Tags Cláudia Barcelos,


A Espera Imanente, de Rafael Matos
Entrelaços, de Mariana Rocha
Mostra "Objetos", de Lourdes Barreto na SJCC
"Conquistadores", de Ary Moraes, traz pinturas de Usain Bolt, Phelps e Marta
Diabetes é tema de exposição na SJCC
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)