Alegria, diversão e solidariedade marcaram a festa da Páscoa para mais de 120 crianças atendidas pelo Hemorio, na tarde desta quarta-feira, 12 de abril, na sede da entidade, no Centro do Rio. Uma das atrações do evento foi a Orquestra Sinfônica Aprendiz, que fez um emocionante concerto e também doou sangue para a instituição.
Realizada desde 2014, a celebração este ano, parte do projeto de imunização do Hemorio, contou também com a apresentação do coral Vozes do Coração, com palhaços da Trupe Amigos da Cascudinha, super-heróis, além de médicos e enfermeiros fantasiados, para divertir a criançada presente no auditório do hospital.
Para Mayara Medeiros, chefe de imunização do Hemorio e organizadora do projeto, o evento tem grande importância para as crianças. "Esse é um momento de força e alegria para elas se distanciarem um pouco da dura realidade do dia a dia, no hospital. Muitas dessas crianças ficam internadas aqui direto. E mais, são famílias muito humildes, que tem muito pouco acesso a momentos de diversão. Assim, buscamos sempre atividades lúdicas, música e brincadeiras para entreter nossos pacientes", disse.
Pela primeira vez participando da festa, a Orquestra Sinfônica do Programa Aprendiz, mantida pela Prefeitura de Niterói, levou 30 musicistas, entre 14 e 23 anos, e encantou o público com temas como "Rapsódia Niteroiense" (composta por Eduardo Louro, ex-aluno e professor do Aprendiz), "Baião" (Edmundo Vilanir Cortes) e "Dois Corações", sob a regência do maestro Evandro Rodriguese. Após o show, 17 integrantes da orquestra, com mais de 16 anos, doaram sangue para o banco do Hemorio.
Coordenador do Programa Aprendiz, Daniel Oliveira, ressaltou que a apresentação será a primeira de muitas no Hemorio. "Aqui é realizado um trabalho incrível. Esperamos contribuir não só em forma de arte, mas também praticando a cidadania e solidariedade, ao doar sangue", afirmou Oliveira.
Durante a tarde, as crianças participaram ainda de oficinas de cupcake, desenho, pintura, maquiagem e muitas brincadeiras.
O HEMORIO localiza-se na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio de Janeiro. Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h, inclusive finais de semana e feriados.