O 9° CICLO DE LEITURAS DRAMATIZADAS APRESENTA "A LIÇÃO", DE IONESCO
 
 
Baixe a agenda do mês

Na terça-feira, 25 de abril de 2017, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói vai iniciar a 9ª edição do Ciclo de Leituras Dramatizadas, promovido pela ATACEN, com o espetáculo A Lição, de Eugène Ionesco, com direção de Leonardo Simões. Classificação indicativa livre, entrada franca.

O texto gira em torno da relação entre uma aluna e seu professor particular, supostamente detentor de todo o conhecimento; aos poucos, porém, em meio a diálogos absurdos e muito engraçados, fica claro que o que está em jogo é algo muito mais complexo, com especial ênfase nas relações de poder - que também abrange uma curiosa governanta, que mora na casa do dito professor e possui uma percepção da realidade bem mais aguda do que a de seu patrão.

Embora tenha escrito quatro romances e sete ensaios, o romeno - naturalizado francês - Eugène Ionesco (1912-1994) tornou-se imortal graças à sua atuação como dramaturgo. Considerado um dos principais autores do chamado Teatro do Absurdo, Ionesco escreveu 29 peças, sendo A Lição considerada uma de suas obras mais conhecidas.


Ficha Técnica

Dramaturgia: Eugène Ionesco
Direção: Leonardo Simões.
Elenco: Leonardo Simões, Raquel Penner e Luciene Amarante.
Assistente de Produção: Rafa Barcelos


Leonardo Simões

Valerie Lu, por Livia Bastos
Leonardo Simões é diretor, produtor e crítico teatral niteroiense, que também chegou a atuar como pesquisador de artes cênicas, curador de eventos e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Niterói. É formado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, além de ter trabalhado no Instituto de Letras e no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Escreveu e dirigiu diversos espetáculos tanto para o universo infantil, como "O Mistério de Feiurinha" (indicado ao Prêmio Coca-Cola de Teatro de 1990), "Bicho de Sete Cabeças", "Ou Isto ou Aquilo", "Rapunzel" e "Mário, Mar e o Amor", quanto para o adulto, como "O Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo", "Te Conto em Cena" e "Um Não Sei Que, Que Nasce Não Sei Onde", entre muitos outros.

Em 2016, foi curador do Festival "Solos em Cena", que voltou a Niterói depois de um hiato de 10 anos. A mostra de monólogos apresentada no Teatro da UFF, em Icaraí, contou com 16 peças ao todo e trouxe nomes consagrados como Fernanda Montenegro e Júlio Adrião, textos de autores como Lázaro Ramos e participação de atores nascidos em Niterói ou que iniciaram a carreira na cidade.


O Projeto "Ciclo de Leitura Dramatizada"

Desde 2009, o "Ciclo de Leitura Dramatizada" realizado atualmente pela ATACEN – Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói - proporciona à cidade de Niterói e arredores o contato e acesso a textos importantes de grandes autores do teatro brasileiro e mundial. Os textos são escolhidos coletivamente pela Associação e produzidos e encenados pelos melhores profissionais atuantes na cidade.


Serviço

O 9° Ciclo de Leiruras Dramatizadas apresent "A Lição", de Ionesco
Data: Terça-feira, 25 de abril de 2017
Horário: 19h
Duração: 80min
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca (Sujeito à lotação do teatro)

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.




Publicado em 20/04/2017






Publicado emTeatro Municipal
Tags Eugène Ionesco, Leonardo Simões,


O Teatro Municipal de Niterói orgulhosamente apresenta: "Fafá de Belém e as Guitarradas do Pará"
DagÔ apresenta "Dá Licença" no palco do Municipal
Orquestra Sinfônica Aprendiz no Teatro Municipal de Niterói
Ciclo de Leituras Dramatizadas apresenta "A Vida Como Ela É"
Cássio Tucunduva apresenta A Cidade e os Poetas no Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói - RJ, 24020-125 | Tel:(21) 2620-1624 | Email: producao.tmjc@gmail.com