Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  BABI XAVIER
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Atriz, apresentadora, modelo, cantora e escritora, Anna Bárbara da Fontoura Xavier, conhecida pelo nome artístico Babi Xavier, nasceu em Niterói, em 6 de julho de 1974. Cursou Letras na Universidade Federal Fluminense – UFF e Teatro no Diretório Central dos Estudantes, chegando a estuar com a atriz Françoise Forton e com o diretor Delson Antunes. Também realizou cursos de interpretação para a TV nas escolas Studio Escola de atores, Oficina de Atores da Globo, Artes Cênicas, Casa da Gávea e Casa das Artes.

Aos 14 anos, já fazia parte do elenco de apoio do programa Milk Shake, apresentado por Angélica, na extinta Rede Manchete. Entre 1993 a 1996, trabalhou como modelo no Rio de Janeiro e São Paulo, participando de muitos comerciais, desfiles de moda e clipes musicais. Em 1996, ao fim do curso de Teatro do DCE, Babi e sua turma formanda apresentaram, no Teatro da UFF, a peça clássica "Nossa Cidade" e, no mesmo ano, mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro.

Ainda em 96, teve sua estreia na TV com o papel de Ivea Nogueira Lima, na novela “Perdidos de Amor”, de Anna Maria Moretzson, da Rede Bandeirantes, além de ter participado de um episódio de “Você Decide”, da Rede Globo. Em 1999, assumiu o cargo de apresentadora da MTV Brasil pelo programa MTV Erótica, em que conversava em parceria com o médico Jairo Bouer sobre sexualidade e comportamento. Também pela MTV e no mesmo ano, fez os programas “Mochilão Abrolhos” e “Super Model”.

Depois desta experiência, mudou-se, em 2000, para São Paulo, quando foi chamada por Silvio Santos para ser auxiliar e posteriormente substituta de Serginho Groismann no "Programa Livre", além apresentar "Canta e Dança" e "Ilha da Sedução", todos pelo SBT. Em 2001, ganhou o Prêmio Qualidade Brasil da categoria Televisão - Apresentadora de Programa com Temática Jovem.

Em abril de 2002, lançou o livro “E Aí, Um Papo Aberto Entre A Gente”, e, em outubro, o seu primeiro CD, “Do Jeito Que Eu Quero”, da Universal Music. Neste período, também apresentou programas especiais para a Disney, nos parques de Orlando, Flórida e Teleton, e, em 2004, foi apresentadora do "Sintonia Fina", produzido pela SKY Brasil. Ainda em 2004, atuou no longa-metragem “Korda”, de Marcus Andrade, e no curta-metragem “Corrompendo Paulo”, de Patrícia Freitas e Thiago Morena.

De volta à Rede Globo, participou da série humorística “A Diarista” (2005) e das novelas “Por Amor” (2008) e “Bang Bang” (2006), além de ter participado, também em2006, de “Dança dos Famosos”, quadro do programa Domingão do Faustão. Pela Rede Record, fez a novela “Vidas Opostas” (2007) e o papel de Juli de Trevi em “Os Mutantes – Caminhos do Coração” (2008), além de ter participado da primeira edição do reality show “A Fazenda”, em 2009.

Em 2010, Babi Xavier foi a “Official Hostess” do Red Carpet do LABRFF- Los Angeles Brazilian Film Festival e teve um de seus filmes, “The Meeting”, de Roberto Jabour, exibido, concorrendo na categoria de melhor curta-metragem falado em inglês. Participou também dos curtas "Dores e Amores" (2008), de Ricardo Pinto, e Silva e "Onírico" (2010), de Márcio da Rocha, e voltou a ser “Official Hostess” do LABRFF em 2011 e 2013.

Entre 2013 e 2014, atuou como "Babilove", protagonista da peça teatral "100 Dicas Para Arranjar Namorado", sob a direção de Eduardo Figueiredo. Pela Record, participou do especial "Balada Baladão" (2010), das minisséries "José do Egito" (2013) e "Plano Alto" (2014) e da novela "Os Dez Mandamentos" (2015).

Ainda neste período, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento, incluindo Teatro com José Celso Martinez Correia (2010), Cinema com Fatima Toledo (2010), Dublagem com Mabel César (2014), Musicais com Jeff Whiting (de Nova York, em 2010) e Canto com Danilo Timm (2011) e Aurora Dias (2014).







José Mattoso Maia Forte
Os preparativos para a imersão na Europa
O Barrismo
A foz do Rio Icarahy
As imagens perdidas do "panno de bocca" do Theatro Santa Thereza


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com