MOSTRA EXIBE CARICATURAS DE NOEL ROSA NA SALA CARLOS COUTO
 
 
Baixe a agenda do mês

Neste mês de agosto, a Sala Carlos Couto se rende ao "Poeta da Vila". De 08 a 31, o espaço, anexo ao Teatro Municipal de Niterói, vai abrigar a mostra "Noel é 100", que reúne caricaturas do sambista Noel Rosa, apresentando o seu lado caricaturista, que "sacava" os tipos populares do seu tempo.

Com a curadoria de Zé Roberto Graúna, a mostra é composta por 53 obras - entre trabalhos premiados no concurso nacional realizado pelo IMMuB; caricaturas de artistas convidados e também do consagrado caricaturista Antônio Nássara. A abertura acontece na terça-feira, 08 de agosto, às 19h, com direito a apresentação musical do Rio Trio.

Características singulares de Noel Rosa (1910 - 1937), como o defeito no queixo, o olhar triste e reflexivo, o grande nariz fino, a maestria com o violão, a paixão pelas mulheres e pelo samba são retratadas na exposição, idealizada em homenagem ao centenário do artista, completado em dezembro de 2010. O trabalho é resultado de um grande concurso nacional promovido pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), em que 40 caricaturas do cantor e compositor carioca Noel Rosa foram selecionadas entre centenas inscritas. Na época, estavam no júri os renomados cartunistas Cássio Loredano, Baptistão e Ulisses.

Na montagem, as obras escolhidas são apresentadas ao lado de 6 caricaturas do consagrado Antônio Nássara, amigo e parceiro de Noel, além de 7 trabalhos de artistas convidados, sob curadoria de Zé Roberto Graúna. O projeto vai apresentar ao público uma nova visão sobre o sambista Noel Rosa, a face caricaturista daquele que pintava diferentes tipos de pessoas em suas músicas.

Os trabalhos expostos passeiam não só pela figura do próprio Noel, como também pela de muitos de seus contemporâneos. O artista aparece acompanhado dos parceiros musicais, dos cantores de suas produções e de outras figuras que estiveram ligadas à sua trajetória, naquele momento em que a história ganhava aceleração especial no Brasil, em particular na capital, o Rio de Janeiro.








Um pouco sobre Noel Rosa

Sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista, Noel de Medeiros Rosa (1910-1937) foi um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Com 259 músicas, entre muitas obras-primas, Noel teve contribuição fundamental para história da música popular brasileira, ao legitimar o samba entre a classe média e o rádio.

Franzino, mulherengo e boêmio, do bairro de Vila Isabel e primeiro filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel elevou as letras de samba ao patamar de poesia.

Rio Trio

Atração da noite de abertura (08/08), o trio musical formado por Alessandro Cardoso (cavaquinho), Leandro Saramago (violão) e Netinho Albuquerque (percussão) vai mostrar temas consagrados de Noel Rosa, como "Com que Roupa", "Conversa de Botequim", "Feitio de Oração", entre muitos outros.




Serviço

Exposição "Noel é 100"
Abertura: 08 de agosto, às 19h
Visitação: De 08 a 31 de agosto de 2017
De terça a sexta, de 10 às 18h, sãbados e omingos, de 10 às 15h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

Sala Carlos Couto (Teatro Municipal de Niterói)
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.





CLIPPING




Publicado em 26/07/2017






Publicado emTeatro Municipal
Tags Noel Rosa,


Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)