MAC E COLÉGIO PEDRO II FIRMAM PARCERIA
 
 
Baixe a agenda do mês

O Secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, e o Reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, assinaram, na tarde desta terça-feira, 15 de agosto de 2017, um convênio entre o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e a tradicional instituição de ensino federal.

O acordo de cooperação técnica, artística e cultural prevê o desenvolvimento de projetos e atividades no campo da extensão, ensino, formação, produção e difusão em diferentes linguagens artísticas e em projetos culturais, assim como ao intercâmbio em assuntos educacionais, artísticos e culturais, com o estabelecimento de mecanismos para sua realização.

Durante a assinatura, o Secretário de Cultura de Niterói, Marcos Gomes, destacou a importância do Colégio Pedro II para o ensino do país e lembrou que as duas instituições saem fortalecidas com o convênio.

"Vamos receber estagiários, além visitas de professores e alunos, num universo que envolve mais de 16 mil jovens matriculados no Pedro II. Esse processo vai deixar o MAC mais jovem, mais oxigenado e pode contribuir com o fortalecimento do projeto educacional do colégio, através das potencialidades e referência do MAC", disse Gomes.





O Reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, ressaltou a importância da arte no processo de formação do jovem e celebrou a parceria. "Somos uma escola com 180 anos, porém muito moderna. Temos um compromisso social com a história, mas também com o presente, na formação do indivíduo, do ser humano, e convênios como esse permitem que os alunos tenham convívio com a arte, se tornando, através de experiências, novos profissionais para o setor, nas mais variadas facetas", celebrou Halac.

Já o diretor do MAC, Marcelo Velloso, afirmou que o convênio é o ponta pé inicial para várias parcerias envolvendo as duas instituições. "Com essa iniciativa, vamos reaproximar o museu da juventude, na relação com as artes visuais, abrindo perspectivas para outras ações", disse.

Velloso ressaltou ainda que há uma estagiária no MAC, estudante de produção cultural na UFF, que é ex-aluna do Colégio Pedro II, a Paula Ubaldino, e convidou a jovem para participar do ato.

Com o convênio, o MAC vai receber estagiários de nível médio (técnico) para complementação do processo formativo desses jovens em ambiente profissional e desenvolvimento de ações de iniciação artística, além de visitas mediadas com alunos de diferentes idades, encontro com professores etc.




Publicado em 15/08/2017






Publicado em
Tags ,


Obra de arte a céu aberto
I Congresso Brasileiro das Academias de Letras
O continente se comunica em Niterói
Convocatória para a criação de um grande painel de Graffiti em Charitas
Encontro de Gestores Municipais da Cultura reúne mais de 40 cidades
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)