INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III PRÊMIO REYNALDO ROELS JR.
 
 
Baixe a agenda do mês

O vencedor terá uma obra exposta na Praça do MAC

A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage abriu inscrições para o III Prêmio Reynaldo Roels Jr. e o Seminário A Síntese entre Arte, Arquitetura e Paisagem, voltados a trabalhos de instalação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 20h do dia 11 de setembro. Os 20 selecionados, cujos nomes serão anunciados em 15 de setembro, deverão obrigatoriamente participar do seminário para concorrer ao prêmio. O seminário terá 50 horas de duração e será realizado de 25 de setembro a 06 de outubro de 2017.

O autor do projeto vencedor receberá R$ 20 mil e terá de produzir uma peça com as características de uma instalação, a ser exibida ainda este ano ao ar livre, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói), cujo projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer.

O prêmio foi criado em 2015 para homenagear o crítico de arte Reynaldo Roels Jr., que dirigiu a EAV entre 2002 e 2006. Os patronos do prêmio são os colecionadores Helio Portocarrero, economista, e Nelson Eizirik, advogado.

    Por isso, o que se deve pedir à arte – e aos artistas – nesse momento é que ultrapassem os limites e ocupem o território. Reynaldo Roels Jr. "Pede-se ultrapassar o limite". Exposição coletiva "Território ocupado", EAV Parque Lage, novembro de 1987.


O I Prêmio Reynaldo Roels Jr. teve como jurados os artistas Rosângela Rennó e Nelson Félix, além do curador Pablo León de La Barra. A vencedora foi Bia Martins, com o projeto “Salário”, exibido no armazém 4 Pier Mauá durante toda a ArtRio 2015.

O II Prêmio Reynaldo Roels Jr. foi concedido a Maria Baigur, pelo projeto "À toa", realizado em colaboração com o Estúdio Chão. A comissão de premiação foi composta pelos críticos e curadores Clarissa Diniz, Fernando Cocchiarale e Marisa Flórido. A obra foi exibida no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

O Prêmio tem o apoio institucional do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

› Leia o regulamento do III Prêmio Reynaldo Roels Jr. e veja a ficha de inscrição
› Veja a programação do Seminário A Síntese entre Arte, Arquitetura e Paisagem
› Saiba quem foi Reynaldo Roels Jr.




Publicado em 22/08/2017






Publicado em
Tags Escola de Artes Visuais do Parque Lage,


Don't you (forget about me)
Três novas exposições ocupam o MAC
Festival do Rio no MAC
MAC Niterói apresenta a primeira edição do ano do MAC Fórum
Exposição: "Eu só vendo a vista", do artista Marcos Chaves
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br