9º CICLO DE LEITURAS DRAMATIZADAS APRESENTA: "LIBERDADE, LIBERDADE"
 
 
Baixe a agenda do mês

Na última terça-feira de setembro, dia 26, às 19h, o Teatro Municipal vai dar continuidade ao 9° Ciclo de Leitura Dramatizada da Atacen, com a peça "Liberdade, Liberdade", direção de Erika Ferreira. De Millôr Fernandes em parceria com Flávio Rangel, a obra tentou traduzir o inconformismo da nação perante o arbítrio e a repressão da ditadura militar, inaugurando um estilo de espetáculo que viria a ser chamado "teatro de resistência". Entrada Franca, classificação indicativa: 16 anos.

A Obra

"Liberdade, Liberdade" recorre a textos de vários autores sobre o tema que dá a título a peça, entremeados por números musicias. Quatro atores interpretam 57 personagens e se revezam na interpretação de textos de Jean-Louis Barrault, Geir Campos, Billy Blanco, Robert Thompson Baden Powell de Aquino, Aristóteles, Manuel Bandeira, Ascenço Ferreira, Jean Vilar, Osório Duque Estrada, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Sócrates, Marco Antônio, Platão, Abraham Lincoln, Martin Luther King, Castro Alves, Anne Frank, Danton, Winston Churchill, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Geraldo Vandré, Jesus Cristo, William Shakespeare, Moreira da Silva e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. E também cantam 30 canções ligadas ao assunto. O tom varia do dramático ao cômico, do discurso político mais explícito ao lirismo da poesia.

A versão original estreou num teatro improvisado no Rio de Janeiro, em 1965, no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, o Mártir da Independência. Com direção de Flávio Rangel, que também idealizou a obra, o elenco era formado por Paulo Autran, Tereza Rachel, Nara Leão e Oduvaldo Vianna Filho, numa produção conjunta do Teatro Opinião e do Teatro de Arena de São Paulo. A repercussão nacional e internacional foi imediata; até o New York Times registrou o sucesso do mais ambicioso dos espetáculos de protesto. A peça excursionou em seguida pelo Brasil, sendo apresentada em teatros e universidades de cidades até então pouco visitadas por grupos teatrais do eixo Rio-São Paulo. Ao longo da excursão, do elenco original permaneceu apenas Paulo Autran.

Erika Ferreira

Erika Ferreira é formada pela ETET Martins Pena, onde trabalha atualmente auxiliando nos espetáculos de formatura, e cursa interpretação na UNIRIO. É instrutora do projeto social Usina de Cidadania e já participou de outros cursos. Já participou de festivais como o Niterói em Cena 2012 e os Festival de Esquetes de Cabo Frio.

Como atriz, já trabalhou em espetáculos como "Presiganga", "O Reino Desencantado", o musical "É Samba na véia É candeia" - vencedor do Prêmio Shell de melhor direção musical de 2008 -, "Ópera Cientista" e "O Garoto que não Sabe Rir", dentre muitos outros, assim como das leituras dramatizadas "Sortilégio" e "Uma Tempestade", com Milton Gonçalves. Trabalha também com diretora, e dentre os seus principais trabalhos destacam-se “A Serpente”, “Dois Perdidos numa Noite Suja”, "A Casa de Bernarda Alba" e "Aguastão", espetáculo infantil co-produzido pela Oficina Social Produções Artísticas.

Ciclo de Leituras Dramatizadas

O projeto Ciclo de Leituras Dramatizadas iniciado pelo Fórum de Artes Cênicas de Niterói, atualmente realizado pela ATACEN (Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói), proporciona à cidade de Niterói e arredores o contato e acesso a textos importantes de grandes autores do teatro brasileiro e mundial, através de leituras produzidas e encenadas pelos melhores profissionais atuantes na cidade.




Serviço

9º Ciclo de Leituras Dramatizadas
Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel
Data: Terça-feira, 26 de setembro de 2017
Horário: 19h
Duração: 80min
Entrada Franca (Sujeita à lotação do teatro)
Classificação indicativa: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.




Publicado em 30/08/2017






Publicado emTeatro Municipal
Tags ,


Edital de pautas
Teatro Municipal de Niterói
O Teatro Municipal de Niterói orgulhosamente apresenta: "Fafá de Belém e as Guitarradas do Pará"
DagÔ apresenta "Dá Licença" no palco do Municipal
Orquestra Sinfônica Aprendiz no Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói - RJ, 24020-125 | Tel:(21) 2620-1624 | Email: producao.tmjc@gmail.com