SETE CENAS AGITAM A 2ª NOITE DA MOSTRA DE CURTAS NITERÓI EM CENA
 
 
Baixe a agenda do mês

De 13 a 16 de setembro, a partir das 20h, a 10ª Edição Niterói em Cena promove, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a apresentação da Mostra Competitiva de Cenas Curtas. Em cada noite sete cenas subirão ao palco para concorrer ao prêmio. Na quinta, 14, a niteroiense Odara Produções apresenta "O Anjo Azul Acerca de Tudo"; o grupo Vendaval Fulminante leva ao palco "Aguarde para ser atendido obrigado por aguardar"; o Teatro 96 vem com "A Balança"; a Oficina Social de Teatro, de Niterói, apresenta Caim; o grupo UchoArte apresenta "Fragmento_PAGÚ pra quê?"; "Amor em 8 tempos" é o texto apresentado pelo grupo Potcha; e "Do lado de cá", pela Cia Parioca de Teatro. Em todos os dias, a entrada é franca.

Confira a programação de quinta-feita, 14 de setembro

A niteroiense Odara Produções apresenta O Anjo Azul Acerca de Tudo, com texto de Monica Ferreira e Joel Vieira e direção de Mario Sousa. Monica Ferreira, Joel Vieira, Silvano Marciano, Luana Cantinin e Helena Dantas interpretam a peça fala sobre a saga dos autistas e seus familiares, na relação com o mundo e a sociedade, que fecha portas, segrega, dificulta ou não permite o acesso aos espaços coletivos. Duração: 15 minutos.

Aguarde para ser atendido obrigado por aguardar é o texto levado pelo grupo carioca Vendaval Fulminante. Com texto de Clara Meirelles, direção e atuação de Ana Abbott e Raquel Alvarenga, a cena conta a história de uma mulher de quase 40 anos, para aplacar suas angústias, decide congelar os óvulos e é surpreendida por uma promoção do telemarketing que oferece também o congelamento completo do corpo. No impulso, aceita a oferta. Já em 2080, presa num corpo jovem, resolve cancelar o serviço e, refém da tecnologia, se torna vítima de um sistema que não funciona. Duração: 15 minutos.

O grupo carioca Teatro 96 vai apresentar, com texto e direção de Wladimir Alves Fernandes, a cena A Balança. Com o elenco formado por Danilo Maia, Silvio Garcia, Mariana Pompeu, Elisa Barbosa e Rodrigo Ladeira, o texto questiona, "O que é corrupção, de fato?" Podem elas ser maiores ou menores? E se fossem, poderiam as menores serem relevadas? Um homem que morre e vai ao inferno, acaba por debater o tema na tentativa de enrolar o diabo e conseguir seu caminho de volta. Duração: 15 minutos.

Caim é o texto que a Oficina Social de Teatro de Niterói vai apresentar no palco do Teatro Popular. Com texto de Sylvio Moura e direção de José Geraldo Demezio. Jean Maciel interpreta o personagem bíblico que revoltado com sua condição e por Deus não aceitar a sua oferta, decide matar seu irmão Abel e revelar uma nova realidade sobre si. Duração: 15 minutos.

O grupo carioca UchoArte sobe ao palco com o texto Fragmento_PAGÚ pra quê?, de Gleice Uchoa. Com direção de Luã Batista e inspirado no livro "Dos escombros de Pagu", de Tereza Freire, a cena conta a vida de Patrícia Rehder Galvão, a Pagú, a primeira presa política no Brasil. Duração: 12 minutos.

Amor em 8 tempos é o texto de Raul Franco que o grupo carioca Potcha vai levar ao público do "Niterói em Cena". Com direção de Carmem Frenzel e elenco formado por Gizzela Mascarenhas e Raul Franco, a cena conta a história de um casal, Caio e Clarice, contada a partir de fragmentos não-lineares, cenas que vem e vão, mostrando certas passagens na vida a dois: o encontro, a separação e o reencontro. Duração: 13 minutos.

A carioca Cia Parioca de Teatro apresenta Do lado de cá, de Fabrício Branco, tendo no elenco Bayron Alencar e Cristiane Maquiné. Siri Reloaded? Androgenia difícil de comunicar? Primatinhas? Tá cada vez mais difícil acompanhar o teatro contemporâneo. Ainda mais para Laura e Carlos, casal leigo ao meio, que opta por fazer um programa diferente. Em meio aos códigos atuais, só resta a dúvida: qual é a hora certa de bater palmas? Duração: 13 minutos.

A mostra de curtas segue até sábado. Não perca, a entrada é franca.

Niterói em Cena Celebra sua 10ª Edição!

Entre os dias 13 e 24 de setembro, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe a 10ª edição do Niterói em Cena, com a Mostra de Espetáculos e a Mostra Competitiva de Cenas Curtas contemplando produções dos estados de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro; além de Oficinas para atores ministradas por Duda Maia; Moacir Chaves; Rodrigo Portella; e Márcio Libar; e Oficina Especial para Educadores das Artes Cênicas com Marcos Bulhões (Professor de Teatro e Educação da USP). Toda a programação (Mostras e Oficinas) será gratuita.

Após centenas de inscrições, foram selecionadas para a Mostra de Espetáculos 06 produções vindas de Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que também participarão de debate após suas apresentações; e 28 cenas curtas de grupos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo para a Mostra Competitiva, que contará também com debates coordenados pelo crítico teatral Rodrigo Monteiro, nas tardes seguintes às apresentações, com a presença dos atores e do público em geral.

Criado em 2008, pelo produtor cultural Fabio Fortes, o tradicional festival de teatro da cidade reúne artistas e grupos de todo o país, apresentando inúmeros gêneros teatrais, como: comédia, melodrama, teatro-dança, teatro narrativo, tragédias clássicas e teatro de animação, que, neste ano, concorrerão a diversos prêmios, entre eles, os melhores: Texto, Direção, Ator, Atriz, Composição Visual; Cena (por júri popular); além do Prêmio Especial; e das três Melhores Cenas Curtas do 10° Niterói Em Cena.

As Oficinas acontecerão nos Teatros da UFF e Teatro Abel e as duas Mostras no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Toda a cidade será envolvida pelo clima teatral e a festa promete estender-se por todos os cantos da cidade, com encerramento no dia 24 de setembro, quando haverá a premiação e uma grande festa para comemorar seu décimo ano de existência.

O 10º Niterói em Cena conta com o patrocínio da Caixa Cultural, através de seu programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança 2017, e o apoio da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói/FAN. Realização: F2 Produções Artísticas e BB Produções Artísticas.


Clique para ampliar.




Publicado em 11/09/2017






Publicado em
Tags ,


Quarta noite da Mostra de Cenas Curtas do "Niterói em Cena"
Terceira noite da Mostra de Cenas Curtas do Niterói em Cena
Mostra de Curtas na 10ª Edição Niterói em Cena - Primeira noite
A Bossa de João Donato no Teatro Popular
Domingo Azul no Teatro Popular Oscar Niemeyer
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)