9ª MOSTRA DE TEATRO INFANTIL APRESENTA "JOÃO E MARIA - UMA HISTÓRIA BRASILEIRA"
 
 
Baixe a agenda do mês

Como parte da 9ª edição da Mostra de Teatro Infantil e em comemoração ao dia das crianças, no dia 12 de outubro de 2017, quinta-feira, o Teatro Municipal de Niterói apresenta, às 15h, o espetáculo João e Maria - Uma História Brasileira, com texto, direção e coreografias de Marcello Caridade. Classificação indicativa livre, entrada franca.

Na versão apresentada pela Cia. de Repertório de Teatro Musical, esse clássico, assinado pelos Irmãos Grimm, é transportado para o sertão nordestino, com ares de cordel e repente, tendo seus personagens adaptados para a realidade de nosso país. "João e Maria - Uma História Brasileira" traz à cena os atores Priscilla Borring (Raimunda/Velha Mandingueira), Erick Antoniazzi (Zé Honesto), Thainá Lana (Maria), Matheus Lana (João) e Anderson Calábria como o violeiro contador.

O Espetáculo

A história de João e Maria todo mundo conhece. Duas pobres crianças, rejeitadas por sua madrasta, se vêem perdidas no meio da floresta, indo cair nas mãos de uma perigosa feiticeira. Nesta adaptação, que nos oferece um ponto de vista feminista, ressaltando a força da mulher nordestina, Maria e João, duas pestinhas, se perdem no meio da Caatinga. Raimunda a madrasta emergente que sonha apenas em ter o seu próprio conforto, trama o sumiço dos dois, enquanto seu marido Zé Honesto, um artesão da terra, vai a cidade arrumar um trocado pra sobrevivência de sua família.

Os dois, perdidos, cansados e famintos, vão parar no barraco da Velha Mandingueira, uma casinha feita de rapadura, pé-de-moleque, sorvete de açaí, cuscuz e etc. Essa velhinha, a quem eles chamam de "Tia Lindinha", é uma arretada mandingueira que vive de sarapatel de gente, se alimentando de crianças abandonadas.

Assim contada, a história das crianças alemãs, toma ares de fábula sertaneja, pontuada ao vivo por violeiros e percussionistas, transformando a encenação num espetáculo genuinamente popular. Uma diversão para crianças e adultos, com garantia de boas gargalhadas!


Ficha Técnica

Adaptação e Direção: Marcello Caridade
Assistência de Direção: Daniel Leuback
Músicas Originais: Marcello Caridade e Rafael Tereso
Arranjos e Direção Musical: Rafael Tereso (Sinfônica Ambulante e Gomalina Club)
Realização: Cia. de Repertório de Teatro Musical
Elenco: Priscilla Borring (Raimunda/Velha Mandingueira), Erick Antoniazzi (Zé Honesto), Thainá Lana (Maria), Matheus Lana (João) e Anderson Calábria como o violeiro contador.


Clique para ampliar.



Marcello Caridade

Ator, autor e diretor teatral, além de ter atuado como Coordenador Cultural do Instituto Gay Lussac, Marcello Caridade nasceu em 3 de maio de 1963, na cidade de Niterói (RJ). Formado pela Escola de Teatro Musicado Brasileiro, atuou em vários espetáculos adultos, mas pode-se dizer que sua história está diretamente vinculada ao teatro infantil.

Em 1986, montou o espetáculo "Maria Minhoca", pelo qual ganhou, no Festival Fluminense de Teatro, prêmio na categoria Melhor Ator Coadjuvante e, em 1988, interpretou o protagonista de "A Volta de Chico Mau". Atuou nos espetáculos "Cafajestes, Uma Confissão" (1993), "Os Sete Brotinhos" (1994), "A Menina e o Vento" (1995), além de três peças de Teresa Frota: em 1994. Em 1999, Marcello decidiu abrir a Oficina de Teatro Marcello Caridade, atuante até hoje, que inclui aulas de interpretação, dança, canto, acrobacia e técnica vocal.

Integrou o espetáculo "12 Homens e uma Sentença", de Eduardo Tolentino, que entrou em cartaz em 2010 e ganhou no mesmo ano o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo, além de duas indicações ao Prêmio Shell (Melhor Diretor e Melhor Ator). Apresentou-se em "Dom Quixote de Bangu" (2014), texto de Teresa Frota e direção de Henri Pagnoncelli, que foi premiado nos prêmios nacionais de dramaturgia FUNARTE e José Wanderley.

Na televisão, atuou por oito anos ao lado de Chico Anysio em programas como "Escolinha do Professor Raimundo" e "Chico Total", e ainda em programas como "Zorra Total", "Sob Nova Direção" e "Malhação". Passou a integrar também o elenco de "Os Caras de Pau" (Rede Globo), onde deu vida ao português Seu Manuel, dono da padaria.

No cinema, atuou nos filmes "Sonho de Verão" (1990), de Paulo Sérgio Almeida, "O Inspetor Faustão e o Malandro" (1991), de Mário Márcio Bandarra, além de "Os Caras de Pau" (2010), de Felipe Joffily, e "O Candidato Honesto" (2014), de Roberto Santucci.


Serviço

9ª Mostra de Teatro Infantil
João e Maria - Uma História Brasileira
Data: Quinta-feira, 12 de outubro de 2017
Horário: 15h
Ingresso: Entrada Franca (sujeita à lotação do teatro)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.




Publicado em 28/09/2017






Publicado emTeatro Municipal
Tags Marcello Caridade,


O Teatro Municipal de Niterói orgulhosamente apresenta: "Fafá de Belém e as Guitarradas do Pará"
DagÔ apresenta "Dá Licença" no palco do Municipal
Orquestra Sinfônica Aprendiz no Teatro Municipal de Niterói
Ciclo de Leituras Dramatizadas apresenta "A Vida Como Ela É"
Cássio Tucunduva apresenta A Cidade e os Poetas no Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói - RJ, 24020-125 | Tel:(21) 2620-1624 | Email: producao.tmjc@gmail.com