CINE NIKITI APRESENTA O DOCUMENTÁRIO "TARJA BRANCA", DE CACAU RHODEN
 
 
Baixe a agenda do mês

"Quando você perde a capacidade de brincar, perde a conexão com sua essência"

Na quarta-feira, dia 18 de outubro, às 18h30, o Solar do Jambeiro recebe a edição mensal do Cine Nikiti, que exibirá o documentário "Tarja Branca: A Revolução que Faltava" (2014), de Cacau Rhoden. A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Após a sessão haverá debate. Entrada Franca. 60 lugares.

Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico". E para isso, lança mão de depoimentos de diferentes profissionais – psicólogas (os), pedagogas (os), artistas, humoristas, entre outros, inclusive nomes conhecidos.

O título do documentário propõe um trocadilho com o termo "tarja preta" relativo aos remédios com este rótulo e sugere que, em seu lugar, seja aplicada uma dose de tarja branca na vida das pessoas.

O diretor Cacau Rhoden afirma que o objetivo do filme não era propor um resgate à infância, já que isto infantilizaria o adulto e a importância de cada uma das fases da vida. "A ideia era lembrar o espírito lúdico, livre e pleno que existia com mais potência em nós quando crianças e abrir espaço para que ele esteja mais presente no nosso cotidiano, nas nossas vidas e nas relações com o outro", diz.


Ficha Técnica

Título: Tarja Branca: A Revolução que Faltava
Data de lançamento: 19 de junho de 2014 (Brasil)
Direção: Cacau Rhoden
Música: André Caccia Bava
Roteiro: Marcelo Negri
Produção: Juliana Borges
Realização: Maria Farinha Filmes
Elenco: Antônio Nóbrega, Domingos Montagner, José Simão

Cine Nikiti

O Cine Nikiti, criado em 2015, é um Cine Clube de Niterói que acontece toda 3ª quarta-feira de cada mês, a partir das 18h30, no Solar do Jambeiro, e onde são exibidos longas-metragens brasileiros, com entrada gratuita, e bate-papo após as sessões. O projeto é realizado através de uma parceria entre o Jambeiro, o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Niterói Filmes.


Serviço

Cine Nikiti apresenta "Tarja Branca", de Cacau Rhoden
Data: Quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Horário: 18h30
Duração: 120min
Capacidade: 60 pessoas
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.




Publicado em 06/10/2017






Publicado emSolar do Jambeiro
Tags Cacau Rhoden,


Orquestra de Cordas da Grota realiza Concerto de Natal no Solar do Jambeiro
Concerto de Natal do Conservatório de Música de Niterói
Cabaré Valentin
Sarau Comemorativa Tomate Cereja no Solar do Jambeiro
"Leia Mulheres" no Solar do Jambeiro
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-471 | Tel:(21) 2109-2222 | Email: gestao.solardojambeiro@gmail.com