HOMENAGEM À JANETE COSTA
 
 
Baixe a agenda do mês

O Museu Janete Costa de Arte Popular vai fazer uma homenagem a sua patrona com a exposição “Caminhando com Janete”. A mostra será aberta no dia 29 de novembro, quarta-feira, às 19h, e traz uma releitura do trabalho “Viva o Povo Brasileiro”, exposto com sucesso durante a Eco 92.

Com a curadoria do colecionador Jorge Mendes, “Caminhando com Janete” vai reunir 248 obras de 115 artistas populares de todo o país. A exposição vai reverenciar ainda o Estado de Pernambuco e seus mestres da arte popular, que terão uma área exclusiva para expor e vender suas peças.

Niteroiense por adoção, Janete Costa empresta seu nome ao museu localizado no bairro da Boa Viagem e escolheu Niterói para viver. A arquiteta dedicou sua longa caminhada a valorizar a arte popular brasileira.



Jorge Mendes conta que seu primeiro contato com o trabalho da arquiteta foi em 1992, no MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. “O impacto causado pelas obras apresentadas me despertou um desejo enorme de conhecer melhor os artistas ali representados. 25 anos depois, tenho a oportunidade de montar uma exposição em homenagem a essa mulher de vanguarda, que dedicou seu ofício a valorizar a arte do povo brasileiro”, ressalta Mendes.

A homenagem começa por Pernambuco, terra natal na homenageada, que nasceu em Garanhuns, cidade do agreste. A mostra traz uma caminhada pela arquitetura do local, com suas feiras, interiores, seus artistas, festas, poetas e cantadores. Tudo que despertava o olhar atento para o belo, no decorrer da formação da grande arquiteta.

Para ilustrar essa jornada, revela-se uma linha do tempo em que, caminhando com Janete, o público pode vivenciar a união entre erudito e popular sem preconceitos, e suas interferências, sem ferir sua trajetória.

Jorge conta que não poderia faltar a releitura da exposição “Viva o Povo Brasileiro”. Para isso, optou por reunir os artistas que fizeram parte daquela exposição histórica. Alguns, grandes revelações de Janete e outros que estiveram presentes em seus projetos. As obras fazem parte da coleção do próprio curador com Jorge Guedes e da galeria Pé de Boi.

Além das esculturas, a exposição reúne xilogravuras e matrizes de diversos artistas, principalmente os citados por Lélia Coelho Frota, no livro “Pequeno Dicionário de Arte do Povo Brasileiro”. A cenografia da exposição visa valorizar os espaços do museu, revelando a bela arquitetura interior projetada por Mário Costa Santos, filho de Janete.



Serviço
"Caminhando com Janete" no Museu Janete Costa
Exposição em homenagem à arquiteta Janete Costa
Curadoria: Jorge Mendes

Abertura: 29 de novembro de 2017, às 19h
Visitação: 29 de novembro de 2017 até 29 de abril de 2018
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada Franca
Classificação: livre

Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178-182, Boa Viagem, Niterói-RJ
Informações: (21) 2705-3929





Publicado em 24/11/2017






Publicado emMuseu Janete Costa
Tags Janete Costa,


Trupe de Graça faz aparição na Mostra "Mambembe" do Janete Costa
A magia Mambembe chega ao Museu Janete Costa
Rita Allan convida para o Workshop de Cantoterapia no Museu Janete Costa
"Antônio de Gastão - Memória é Trabalho" é destaque no Museu Janete Costa
São Jorge em destaque no Museu Janete Costa
Rua Presidente Domiciano, 98 - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24020-125 | Tel:(21) 2705-3929 | Email: museujanetecosta@gmail.com