CABARÉ VALENTIN
 
 
Baixe a agenda do mês

No dia 14 de dezembro de 2017, quinta-feira, a partir das 20h, o Solar do Jambeiro e a ATACEN vão realizar a cena poética de "Cabaré Valentin", de Karl Valentin, uma colagem de cenas que retratam questões corriqueiras e situações intrigantes do cotidianos dos moradores de Munique entre 1920 e 1940.
O evento é gratuito e a classificação indicativa é livre.

A Obra
"As diferentes formas de intervenções cênicas, justapostas, intercaladas, de Karl Valentin, geram o clima de cabaré que fizeram a celebridade do grande cômico de Munique. Monólogos, pequenos e grandes sketches se encaixam ou se desenvolvem como fragmentos de um todo; o que passou é sempre retomado num incansável trabalho artesanal de montar e desmontar.

A mobilidade desse material não é gratuita: ela permite aos espetáculos de Karl Valentin os mosaicos mais diversos — o que permite à cada espetáculo uma composição segundo a hora e o lugar — com essa ciência de improvisação sem a qual não há nem teatro, público, nem arte popular. Nesses sketches ele costura as palavras e as situações com a raiva, a malícia e a angústia de quem procura o que perdeu. Consequentemente, o cotidiano é distorcido, e o naturalismo é levado à abstração; da abstração ao absurdo; e do absurdo ao ultra-realismo. Nunca definitivamente, é verdade, pois nenhuma regra é definitiva em Karl Valentin, mesmo a falta de regras. Valentin não penetra diretamente em um assunto, ele contorna, se prendendo a detalhes, pois é um virtuoso da complicação; nos seus sketches tudo se confunde e finalmente se desfaz. Mas, como num labirinto ele volta aos mesmos obstáculos, avançando sem avançar, recuando ao mesmo ponto de partida, subvertendo o processo natural de evolução do cotidiano".
Ref: prefécio de Cabaré Valentin, de Karl Valentin. Tradução e adaptação: Buza Ferraz e Caique Botkay

O Autor
Valentin Ludwig Fey, ou Karl Valentin, (1882-1948), é considerado um dos grandes mestres da linguagem cômica. Foi comediante, autor e produtor de filmes e teve grande influência na cultura alemã, assim como influenciou diversos artistas como C. Chaplin e B. Keaton, dentre tantos.

ATACEN
A Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (ATACEN) é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, promocional, recreativo e cultural, sem cunho político ou partidário, com finalidade de atender a todos que a ela se dirigem.

Serviço
Solar do Jambeiro apresenta: Cabaré Valentin
Data: Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
Horário: 20h
Duração: 80min
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre


Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222





Publicado em 06/12/2017






Publicado emSolar do Jambeiro
Tags Cabaré Valentin,


Orquestra de Cordas da Grota realiza Concerto de Natal no Solar do Jambeiro
Concerto de Natal do Conservatório de Música de Niterói
Sarau Comemorativa Tomate Cereja no Solar do Jambeiro
"Leia Mulheres" no Solar do Jambeiro
"Onde Estão os Miseráveis" no Solar do Jambeiro
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-471 | Tel:(21) 2109-2222 | Email: gestao.solardojambeiro@gmail.com