Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  CAFUBÁ
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Área: 1,7 km2
População: 3593 habitantes (IBGE 2000)

O Cafubá tem como vizinhos os bairros de São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Cantagalo e Piratininga. Segundo informações recolhidas de antigos moradores, a denominação Cafubá tem origem na existência de uma fazenda na região onde criava-se o gado Cafubá, de cor cinzenta e origem africana, há pelo menos um século.

Seus limites territoriais são bastante confundidos com o vizinho bairro de Piratininga, o que traz para muitos a incerteza do bairro em que residem e, para as associações de moradores, dúvidas quanto a sua área de abrangência. Este fato ocorre, dentre vários motivos, pela sua pequena extensão territorial que, oficialmente, encontra-se distribuída ao longo de uma das vertentes do morro da Viração. No entanto, para alguns, os limites do bairro estender-se- até às margens da lagoa de Piratininga.

A origem dessa indefinição de limites remonta à época da criação do bairro, desmembrado de Piratininga pelo decreto nº 4895 de 1986. De qualquer forma, é visível a divisão deste local em duas áreas distintas: a primeira, que restringe o bairro às vertentes do morro da Viração, caracterizada por ter uma ocupação predominante de população de baixa renda; e a segunda, que se estende até à lagoa, de ocupação mais recente e com predominância da população de rendimentos médios.

A população de baixa renda se instalou no bairro sobretudo na década de 70. Seus moradores estão empregados sobretudo no setor terciario , destacando-se as empregadas domésticas, jardineiros, pedreiros e carpinteiros entre outros, não considerar mão-de-obra atende, principalmente, do mercado da Região Oceânica. As construções existentes apresentam um padrão construtivo predominantemente considerado precário (PMN/Suma), porém, nos últimos cinco anos, uma série de melhorias no seu sistema viário e na sua infra-estrutura urbana atraíram novos loteamentos onde as casas apresentam padrão construtivo mais elevado.

A população da chamada classe média se estabelece principalmente, na área situada entre a antiga estrada Celso Peçanha e a Lagoa de Piratininga, cuja maior parte compreende o loteamento Mar Alegre. Esta é a região onde há uma maior indefinição de limites, visto que, para as administradoras de imóveis e para o capital especulativo em geral, a denominação Piratininga é mais conhecida e possui maior aceitação no mercado imobiliário.

Nota-se ainda outros pequenos núcleos de baixa renda, como as comunidades da Beira da Lagoa e da Favelhinha da Rua 57, que são áreas de posse.

Fonte: Niterói-Bairros - Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói - 1991








ÍNDICE DOS BAIRROS DE NITERÓI

REGIÃO DA BAÍA REGIÃO NORTE REGIÃO PENDOTIBA REGIÃO LESTE
Ponta D'Areia Ilha da Conceição Ititioca Muriqui
Centro Barreto Largo da Batalha Rio do Ouro
São Domingos Santana Maceió Várzea das Moças
Gragoatá São Lourenço Sapê
Boa Viagem Engenhoca Badu REGIÃO OCEÂNICA
Ingá Fonseca Cantagalo Jardim Imbuí
Morro do Estado Cubango Maria Paula Piratininga
Icaraí Tenente jardim Matapaca Cafubá
Fátima Viçoso Jardim Vila Progresso Jacaré
Pé Pequeno Baldeador Santo Antônio
Santa Rosa Caramujo Camboinhas
Vital Brazil Santa Bárbara Serra Grande
Viradouro Maravista
São Francisco Itaipu
Cachoeira Engenho do Mato
Charitas Itacoatiara
Jurujuba




Tags ,




Etimologia de Araribóia, por Manoel Benicio
Exposição relembra os tempos de escola
"Memórias da Rua" leva fotografias históricas para as Praças
Niterói comemora 440 anos com grande programação cultural
Historiador lança "Os bispos católicos e a ditadura militar brasileira"


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com