Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  CINEMATOGRAPHO EM NICTHEROY
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Em 2012 a Niterói Livros lançou "Cinematographo em Nictheroy", obra de Rafael de Luna Freire, resultado de uma extensa pesquisa sobre a história do cinema na cidade de Niterói. O livro realiza um mapeamento das diversas salas de cinema que divertiram os niteroienses por longa data, incluindo o Cine Icaraí, bem tombado pelo Inepac em 2007 por ser um símbolo da cidade e por seu grande valor arquitetônico.

A escrita de Rafael de Luna também valoriza a maneira como outros processos impactaram o mundo do cinema em Niterói até a sua decadência, como a transferência da capital para o Rio de Janeiro, o crescimento urbano, a especulação imobiliária e as grandes transformações no centro da cidade.

Antes desses acontecimentos, Niterói era repleta de cinemas de rua, desde pequenos cômodos empoeirados a verdadeiros palácios com salas de projeção, que eram casa dos principais filmes nacionais e internacionais. Ler “Cinematographo em Nictheroy – História das salas de cinema de Niterói” irá transportar o leitor para um outro tempo, e provocar boas recordações naqueles que viveram aquela época.

Clique para ampliar
Apresentação
“Cinematographo em Nictheroy” é um estudo panorâmico e abrangente sobre o papel do cinema na antiga capital do Estado do Rio de Janeiro, iniciando-se no final do século XIX e chegando até 2012. Baseado numa ampla pesquisa em arquivos e bibliotecas, o livro traz nomes, datas e endereços do grande número de salas de cinemas onde os niteroienses puderem se encantar com os mais variados filmes ao longo dos mais de 100 anos da chamada “sétima arte”. O autor explora os aspectos sociais, econômicos e afetivos associadas ao hábito de ir ao cinema. O conforto das salas, o preço dos ingressos, o comportamento do público, a localização dos cinemas, entre outros temas, são discutidos e apresentados sob uma perspectiva histórica. O livro oferece uma importante contribuição para o aprofundamento da história da exibição cinematográfica no Brasil, tratando com propriedade de questões como a passagem para o cinema sonoro, a chegada das telas panorâmicas, o advento do cinema drive-in e a recente implantação dos multiplexes nos shopping centers. Além disso, por meio da trajetória de aberturas e fechamentos das salas de cinema de Niterói, traça uma história da evolução urbana da cidade: a consolidação do Centro como zona comercial, o adensamento dos bairros da Zona Sul, a decadência da Zona Norte industrial, e a expansão na direção da Região Oceânica. “Cinematographo em Nictheroy – História das salas de cinema de Niterói” foi viabilizado com os recursos de Seleção Pública de Projetos para apoio financeiro na área de Memória e Patrimônio por meio da Chamada Pública nº 024/2011- MEMÓRIA FLUMINENSE – Livros de História e Patrimônio Cultural local ou regional – Edição 2011, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) / Secretaria de Estado de Cultura / Governo do Rio de Janeiro, lançado em coedição com a Niterói Livros.

Marcos Sabino
(Presidente da Fundação de Arte de Niterói)

Ficha Técnica
Obra
Cinematographo em Nictheroy – História das salas de cinema de Niterói

Autor
Rafael de Luna Freire

Ano de Edição
2012

Número de páginas
p. 264

Pesquisa de imagem
Rafael de Luna Freire

Revisão
Rachel Alves

Diagramação e design
Isabel de Luna Freire

Ficha Institucional
Jorge Roberto Silveira
Prefeito de Niterói

Claudio Valério Teixeira
Secretário de Cultura

Cassio Tucunduva
Subsecretário de Cultura

Dalto Roberto Medeiros
Subsecretário de Planejamento Cultural

Marcos Sabino
Presidente da Fundação de Arte de Niterói

Francisco Aguiar
Superintendente Cultural

Ivan Macedo
Superintendente Administrativo

Margareth da Luz
Diretora de Niterói Livros







No Dia do Poeta, a Niterói Livros estreia nas redes sociais
ENCONTRO DE BIBLIOTECAS
Lançamento do livro "A_Ponte: Gestão Cultural"
I Congresso Brasileiro das Academias de Letras
"Poesia em Toda Parte" em Niterói


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com