Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  PESQUISA REVELA RACISMO NO MERCADO DE TRABALHO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Pesquisa inédita revela a incidência do racismo na empregabilidade das juventudes de Niterói e São Gonçalo

Uma pesquisa inédita, desenvolvida em parceria pela ONG Bem TV-Educação e Comunicação e a Faculdade de Estatística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai revelar como o racismo incide sobre a empregabilidade das juventudes em Niterói e São Gonçalo. A pesquisa – que compreende uma etapa quantitativa (em fase de conclusão) e outra qualitativa (em desenvolvimento – é uma das atividades da Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra, projeto apoiado pela União Europeia, que reúne organizações e coletivos dos dois municípios, para fazer o enfrentamento do racismo no mercado de trabalho.

A metodologia de produção e a pesquisa serão apresentadas no seminário “O Efeito do Racismo nas Juventudes” atividade de lançamento público dos dados, que acontece no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói no próximo dia 04 de julho. A etapa quantitativa da pesquisa entrevistou 1.000 jovens em cada um dos dois municípios. As entrevistas foram realizadas aleatoriamente em 8 pontos de cada um dos municípios. Todos os momentos da pesquisa foram discutidos com os coletivos integrantes da Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra: a definição da amostra, o questionário a ser aplicado e os bairros onde os jovens seriam abordados.

- Foi importante realizar a pesquisa porque ela apresenta na forma de dados, coletados a partir de uma metodologia científica, percepções que todo mundo já tem. Sabemos que os negros tem mais dificuldade de encontrar emprego, mas agora os dados mostram como isso acontece – diz a coordenadora da Bem TV, Daniela Araújo. A pesquisa trabalhou com uma margem de confiança de 95% e o erro amostral é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao final, todo o trabalho será reunido numa publicação a ser distribuída gratuitamente.







Campanha de financiamento coletivo "Em frente com o Prevê"
Bem TV: Você conhece o Projeto Jovens Comunicadores ?
Talentos das comunidades no Papo na Subida
Rede de Cidadania Cultural
Espaço Nova Geração oferece inscrições para oficinas gratuitas


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com