Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  AS IMAGENS PERDIDAS DO "PANNO DE BOCCA" DO THEATRO SANTA THEREZA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Série Antonio Parreiras, capítulo 1

Mesmo antes de sua primeira grande mostra artística, em 27 de maio de 1886, no ateliê fotográfico de Joaquim Insley Pacheco, fotógrafo da Casa Imperial, o pintor niteroiense Antônio Parreiras, nascido em 1860, chamou a atenção de sua cidade natal quando em 1883, portanto aos 23 anos, recebeu do então administrador do Theatro Santa Thereza, hoje Municipal João Caetano, o maestro italiano Felice Fortunatti Tati, a tarefa de pintar o pano de boca do teatro. O artista propôs como tema a Praia de Icaraí.

No último mês daquele ano, autoridades e representantes da imprensa foram examinar o frontispício do palco e o pano de boca do teatro que estava com suas obras de reforma praticamente terminadas. O jornal O Fluminense chegou a fazer uma descrição do cenário e encerrou sua análise declarando (grafia original):

    "O plano de fundo é formado por um lindo ponto de vista da praia de Icarahy. Cercam o panno bambolinas e ornatos. Este trabalho foi feito pelo Sr. Antonio Parreiras, filhos d'esta cidade e distinto alumno da Academia das Bellas-Artes , que n'elle revelou em geral bastante talento, gosto e estudo. A vista da praia de Icarahy está magnifica". (O Fluminense, 12 de dezembro de 1883).

Mas por conta de um certo preconceito que reinava na época pelo paisagismo, o trabalho do artista acabou sendo recusado. Membros da Companhia Theatro Santa Thereza desejavam algo mais "dramático" e condizente com um teatro. O ainda jovem pintor, no entanto, acabou aceitando a tarefa de refazê-lo em outros termos.

Seis meses depois, o mesmo jornal voltou ao tema:

    "Vimos hontem o novo panno de bocca de scena, no theatro Santa Thereza, pintado pelo jovem e talentoso Sr. Antonio Parreiras. Este moço, que tem ultimamente dedicado aos trabalhos de scenographia, apresenta grande vocação para elles e o primeiro panno que pintou para esse theatro, bem como o que acaba de promptificar, ambos provam nossa asserção. O desenho deste ultimo, que é destinado a servir no theatro, representa as colinas do Collisêo. Está bem acabado e, não obstante serem ruinas, deixam uma boa impressão em quem as vê, e despertam idéias historicas, assás agradaveis. Comprimentamos o nosso conterraneo pela sua obra. Os preparos geraes do theatro estão muito adiantados." (O Fluminense, 25 de junho de 1884).

A casa foi reinaugurada dois meses depois, em 8 de agosto, com a o espetáculo El Gran Galeoto, do dramaturgo espanhol José Echegaray, contando com a presença do imperador D. Pedro II.

Infelizmente não há imagens conhecidas de nenhum dos dois trabalhos.


Série Histórica Antonio Parreiras

Capítulo 1 - O Panno de Bocca do Santa Thereza
Capítulo 2 - A Foz do Rio Icarahy
Capítulo 3 - O Barrista
Capítulo 4 - Os preparativos para a imersão na Europa







José Mattoso Maia Forte
Os preparativos para a imersão na Europa
O Barrismo
A foz do Rio Icarahy
Ítalo Campofiorito (1933-2020)


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com