Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS NAS REDES DA BIBLIOTECA PARQUE
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Mostra "Peraltagens", do grupo ‘Os Tapetes Contadores de Histórias’, traz programação on-line gratuita, nas redes da Biblioteca Parque de Niterói, para o Dia Internacional dos Contadores de Histórias

A partir do dia 20 de março, celebrando o Dia Internacional dos Contadores de Histórias, a Biblioteca Parque de Niterói recebe ’Peraltagens’, uma mostra virtual do acervo particular do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, com obras feitas de tecido e inspiradas em contos e autores renomados. Serão duas histórias por sábado (às 11h e às 17h) até o dia 3 de abril, que podem ser conferidas pelo Instagram e pelo Facebook da Biblioteca Parque Niterói (@bibliotecaniteroi).

Esta é parte das ações virtuais do projeto do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias e de instituições parceiras, viabilizado pela Lei Aldir Blanc, por Edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa SECEC/RJ, Edital Retomada Cultural - Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

A mostra reúne o vasto acervo de cenários de tecido costurados ao longo de 23 anos no Brasil, França e Peru pelo grupo. São tapetes, malas, painéis, maquetes, objetos e livros de pano que servem de cenários para narrativas tradicionais do mundo inteiro, e contos de renomados autores nacionais como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ricardo Azevedo e Sérgio Capparelli, que ganharão vida durante o Dia Internacional dos Contadores de Histórias. “Esta data tomou um novo significado durante a pandemia, pois as famílias puderam conferir em casa, de forma virtual, o nosso trabalho e entender a importância do trabalho lúdico de contar histórias e o papel do contador que leva narrativas orais de origens diversas, conhecimento e emoção para dentro da casa das pessoas”, diz Warley Goulart, coordenador geral do projeto.

Sobre o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias

Há 23 anos, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias cria e utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. Referência internacional na pesquisa sobre infância e cultura, oralidade e artes visuais, intersecções entre texto e têxtil, e manifestações plásticas que os povos criam como cenários para suas narrativas, o grupo já se apresentou e ministrou oficinas em várias cidades do Brasil, e em outros países como Austrália, Índia, México, Espanha, Portugal, Benin, Marrocos, Peru, dentre outros.

Coordenado por Warley Goulart, o grupo produz espetáculos, sessões de histórias, oficinas de formação de contadores, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro. São eles: Cadu Cinelli, Warley Goulart, Edison Mego, Rosana Reátegui e Andréa Pinheiro. Em 2020, o grupo adaptou seus 23 anos de experiência para as plataformas virtuais e participou de mais de 100 lives no Brasil e exterior, narrando em português, inglês e espanhol. Participou de lives na Austrália, Índia, México, Argentina, Peru e Espanha. O grupo também participou, de forma remota, do projeto ARTE DA PALAVRA do Sesc Nacional, maior projeto de literatura do país. Ministrou também inúmeras oficinas pelo Instituto de Leitura Quindim.


Programação relativa à Bibioteca Parque de Niterói

06 Sessões de histórias, abertas para o público em geral: 20 de março a 03 de abril (Sábados, às 11h e às 17h), pelo INSTAGRAM e FACEBOOK /bibliotecaniteroi.

20/03

11h – A Baleia e o Elefante (conto popular africano, com tapete costurado na França)
17h – Mashenka (conto russo, com tapete costurado em Minas Gerais)

27/03

11h – A Bruxa e o Sapo Pendurado (conto popular francês, com tapetes costurados na frança)
17h – Atchiqué (conto tradicional Inca, com livro de pano do projeto Manos que Cuentan)

03/04

11h – Deméter (mito grego, com um poncho costurado por Edison Mego)
17h – Plouf (conto popular francês, com tapete costurado na França)


FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral e Curadoria: Warley Goulart | Ações Artísticas e Acervo Exclusivo: Os Tapetes Contadores de Histórias (RJ, Brasil) | Contadores de Histórias: Cadu Cinelli, Rosana Reátegui e Warley Goulart | Programação Visual: Rodrigo Menezes | Vídeos: Flávio Salgado | Fotos: Flávio Salgado | Streamming: Venner Filmes| Vinheta Musical: Grupo Água Viva, especialmente para Os Tapetes Contadores de Histórias |Assessoria de Imprensa: Target Assessoria de Comunicação | Assistente de Produção: Manoel Gonçalves | Direção de Produção e Produção Executiva: Caleidoscópio Cultural.

Realização: Caleidoscópio Cultural | Projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc, por Edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa SECEC/RJ | Edital Retomada Cultural - Estado do Rio de Janeiro | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.







Resultado da consulta pública
QUAL SEU HERÓI?
QUADRINHOS DE NITERÓI
Tatu Canta Cá
Conta e Cria


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com