Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  O SAMBA É HOMENAGEADO EM EXPOSIÇÃO NA SALA CARLOS COUTO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Sala Carlos Couto estreia na terça-feira, 10 de agosto, a exposição "Samba na alma, samba no pé" do Coletivo Entreartes. Idealizado pela produtora cultural Cacau Dias, o projeto valoriza os artistas locais e fica em cartaz até 28 de setembro. No dia da abertura acontece a gravação da cantora Mona Vilardo e o violonista Leandro Junnhyor.

Com curadoria de Ana Schieck, os artistas plásticos Bia Torres, Cesar Coelho Gomes, Lia Berbert, Renata Barreto, Rudi Sgarbi e Wil Catarina mostram seus trabalhos inspirados nesse patrimônio cultural, com cada um mostrando à sua maneira a poética e um pouco desse espírito, que fala muito de miscigenação, de integração e de resistência que são próprias do nosso país.


Rudi Sgarbi, Lia Berbert, César Coelho Gomes, Renata Barreto, Bia Torres e Wil Catarina - Foto de Alex Ramos.


Clementina de Jesus, Cartola, Donga e Adoniran Barbosa recebem a reverência de Rudi Sgarbi, ele usa interferências digitais e um toque azul de aquarela para realçar a aura dos mestres no altar dos compositores.

Já a artista Wil Catarina retrata temas que tem cara de festa, como a feijoada, o violão, a passista e a carioca Pedra do Sal, berço dos primeiros encontros musicais.

Se Bia Torres pinta a elegância do sambista na marcação do pandeiro, Cesar Coelho Gomes joga luz e dá novos contornos aos músicos que embalam o ritmo.

Lia Berbert puxa versos de canções registradas na memória para colocar na roda desenhos florais, formas orgânicas e geométricas, homenageando clássicos como “Trem das onze” e “Andança”.

Por sua vez, Renata Barreto ilustra com seus maxibordados a história da influência africana na música, no Rio e na Bahia, na série de quadros que faz a conexão com a ancestralidade e a força feminina, nas cores e nos movimentos de dança.

Eles foram convidados a pensar como traduzir esse nosso patrimônio cultural tão alegre e tão brasileiro homenageando os músicos que embalam o ritmo, versos de canções registradas em nossas memórias, a influência das "Mulheres no Samba", a feijoada, o violão, a passista e a carioca Pedra do Sal, berço dos primeiros encontros musicais.

A visitação ocorre às terças e quintas das 10h às 16h até o dia 28 de setembro seguindo todos os protocolos de saúde. A sala dispõe de totens de álcool em gel, termômetros para aferição da temperatura na entrada, obrigatoriedade do uso de máscaras durante permanência no espaço e controle restrito a 5 pessoas por vez para evitar aglomerações.

A exposição foi contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei 3182/15).


Fotos de Alex Ramos.



SERVIÇO

Exposição "Samba na alma, samba no pé" do Coletivo Entreartes
Datas: de 10 de Agosto a 28 de setembro de 2021
Horários: Terças e quintas, das 10h às 16h
Entrada Gratuita

Para seguir os protocolos de segurança contra o COVID-19 a visitação está ocorrendo mediante agendamento pelo WhatsApp Equipe Cacau Dias: (21) 99956-5000. Apenas 5 pessoas por vez.

Sala Carlos Couto - anexa ao Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35, Centro






Tags Cacau Dias, Bia Torres, Cesar Coelho Gomes, Lia Berbert, Renata Barreto, Rudi Sgarbi, Wil Catarina,




"Quem é Você?" convida Gustavo Smis
Exposição virtual do Chargista Vinicius
Projeto Cena em Vídeo apresenta texto de Alselmo Fernandes
"Quem é Você?" convida Suzana Schmitt
Exposição Virtual: "Experimentações" de Adriana Ninsk


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com