Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  OSKAR METSAVAHT APRESENTA '90 | 25 - ÍCONES E ARQUÉTIPOS' NO MAC
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A convite do Santuário Cristo Redentor, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Niterói, Oskar Metsavaht apresenta no MAC a exposição 90 | 25 - Ícones e Arquétipos, que celebra os 90 anos do Cristo Redentor e os 25 anos de inauguração do Museu de Arte Contemporânea projetado por Oscar Niemeyer.

Metsavaht elaborou uma instalação através do conjunto de obras - fotografias, pinturas e vídeos - que estabelece uma correlação entre os dois monumentos construídos em concreto armado, símbolos das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói.

Ao traçar paralelos entre o Cristo Redentor e o MAC, o artista propõe uma reflexão sobre a importância de cada uma das construções para o modernismo brasileiro. A mostra individual integra a programação oficial da ArtRio e a visitação será de 7 de setembro a 5 de dezembro de 2021.

"O Cristo e o MAC são obras que, em linhas concretas, representam o sacro, o espiritual e o concreto. E nesta instalação convido o espectador a enxergar, através do meu olhar, os arquétipos estéticos, conceituais e artísticos comuns entre os dois monumentos", diz Oskar Metsavaht.

Para o curador Marcus de Lontra Costa, 90 | 25 - Ícones e Arquétipos amplia a percepção do público em relação às duas obras, e estabelece um diálogo com a coleção João Sattamini. "A ação de Metsavaht indicou o norte da mostra, ao identificar na iconografia arquitetônica arquétipos essenciais para a estruturação conceitual da exposição. Por isso, o conjunto de obras atua como um rizoma, comunicando-se com diversas fontes e sugerindo ao visitante valorizar as suas próprias descobertas; a curadoria atua apenas como um indutor de sentimentos, permitindo que cada um crie seu próprio caminho, suas histórias e seus encantamentos", diz Lontra.

"Oskar Metsavaht é um pluriartista brasileiro, hipersensível à estética do Cristo Redentor. Com um olhar que perpassa o original, reporta-nos ao Redentor Universal. Ninguém melhor do que ele para nos conduzir à experiência dos 90 anos do monumento símbolo do nosso país", destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

[Sobre Oskar Metsavaht]

Artista. Vive e trabalha entre Rio de Janeiro e Nova York. Formação acadêmica em Medicina. Desde 2011 participa de diversas exposições coletivas e realizou várias individuais, no Brasil e no exterior − França, Estados Unidos, Argentina e México. Diretor criativo do studio OM.art, onde reúne seu ateliê de artes plásticas, o espaço expositivo e o estúdio para desenvolvimento e produção de projetos de arte.

Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, onde design, arte e sustentabilidade compõem os pilares da marca, precursora da moda consciente que prima pela fusão entre ética e estética, comprometida com práticas sustentáveis. Ativista ambiental. Amazon Guardian. Fundador e presidente do Instituto-E, organização não governamental que atua como um hub aplicando conceitos e práticas do 'Sustainable Design Thinking' para promover um desenvolvimento humano mais sustentável por meio de projetos socioambientais.

O trabalho de Oskar como artista, designer e ativista também expressa o tema da preservação da floresta, da água e do empoderamento e proteção dos povos da floresta. Membro dos Conselhos Consultivos do Instituto Inhotim e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

O artista é Embaixador da Boa Vontade da Unesco para cultura de paz e sustentabilidade


SERVIÇO

Exposição '90 | 25 - Ícones e Arquétipos', de Oskar Metsavaht
Abertura: Terça, 7 de setembro de 2021, das 16h às 20h
Visitação: 8 de setembro a 5 de dezembro de 2021
Horário: Terça a domingo, das 11h às 16h

Local: MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n
Informações: 2722-1543






Tags Oskar Metsavaht,




Lucília Dowslley traz convidados especiais ao "Um Brinde à Poesia"
90 | 25 - A Simbologia da Paisagem
90 | 25 - A Materialização do Invisível
Exposição "MAC Origens" exibe documentos históricos do museu
Monumento comemorativo dos 25 anos do MAC Niterói


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com