My buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy button
My buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy button
My buttonMy buttonMy buttonMy button
My buttonMy buttonMy buttonMy buttonMy button
FESTIVAL DE MÚSICA
De 28 a 30/08

Festival de Música de Rua em Niterói

ARTE NA RUA
De 30/03 a 30/09

Chamada Pública "Arte na Rua 2015"

PASCHOAL CARLOS MAGNO
Até dez/15

Oficina de Graffiti no CCPCM

PROJETO APRENDIZ

Prefeitura inaugura Sala Aprendiz no Centro


O prefeito Rodrigo Neves e o presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Haroldo Zager, inauguraram, na manhã desta terça-feira (30.07), a Sala Aprendiz, no Centro de Niterói. O evento foi aberto com a apresentação do hino nacional brasileiro pelos 46 jovens que compõem a Orquestra Aprendiz, sob a regência do maestro Evandro Rodriguese.

Ao lado de dona Sandra Reis, mãe de dois alunos do Aprendiz, o prefeito Rodrigo Neves descerra a placa de inauguração da nova sede do Projeto. Foto de Luiz Ferreira. Clique para ampliar.


Participaram da cerimônia, também, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, o presidente da Fundação de Arte de Niterói - FAN, André Diniz, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, os vereadores Leonardo Giordano e Gezivaldo de Freitas - Renatinho, além do presidente do Instituto Memória Musical Brasileira – IMMUB, João Carlos Carino, entre outras autoridades.

O novo espaço, que conta com 5 salas de música e um grande salão para concertos e ensaios, será a sede do Programa Aprendiz, uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, gerida pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), que promove aulas gratuitas de música clássica e popular para um universo de quase 3 mil alunos da rede pública municipal de ensino.

Antes do descerramento da placa de inauguração do espaço, o prefeito Rodrigo Neves parabenizou o trabalho de todos os envolvidos no Aprendiz e convidou a mãe de dois alunos do programa, Sandra Reis, para ficar ao seu lado. "Tenho três filhos e não há coisa melhor para encher o coração dos pais de alegria que ver o crescimento dos filhos", afirmou o prefeito.

Vista externa da nova sede, que fica na esquina de Saldanha Marinho com Visconde de Sepetiba, no Centro de Niterói. Foto de Luiz Ferreira.


Neves também destacou a apropriação do programa pela comunidade. "Tenho absoluta certeza que o Aprendiz muda o comportamento e a vida de milhares de jovens e oferece novas perspectivas para seus familiares", ressaltou.

Em nome da cidade, o prefeito agradeceu o grande apoio da Imprensa Oficial para o Aprendiz. E lembrou, ainda, que a Imprensa Oficial, ao inaugurar sua nova sede, anos atrás, além do espaço Leila Diniz e agora também a Sala Aprendiz, contribui para o projeto de revitalização do Centro, que prevê ciclovias, recapeamento de ruas, instalação de rede elétrica subterrânea e um novo abrigo para pessoas em situação de rua. "O bairro do Centro será todo modernizado e vai ganhar nova mobilidade", disse Rodrigo.

Youtube
Clique para assistir a Orquestra interpretando o Hino Nacional
Emocionado, o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Haroldo Zager, declarou que era uma grande alegria contribuir com o Programa Aprendiz. "Estamos dando o valor que essa juventude merece", ressaltou. "Há pelo menos dois anos, acompanho de perto o trabalho desses jovens, que se apresentam todo mês na Sala Leila Diniz", lembrou Zager.

O presidente da FAN, André Diniz, destacou que a Cultura está vivendo uma ótima fase com o Prefeito Rodrigo Neves. "Em poucos meses, inauguramos o Museu Janete Costa, a Sala Aprendiz, conseguimos uma sede para a Cia de Ballet da cidade, estamos promovendo dezenas de shows nas ruas, implantamos uma importante política de editais e vamos devolver para a população, muito em breve, o Teatro Popular", celebrou.

Ao lado dos alunos da Orquestra do Aprendiz, o presidente da FAN, André Diniz, o Secretário de Cultura, Waldeck Carneiro, o prefeito Rodrigo Neves, o maestro Evandro Rodriguese e o presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager. Foto de Luiz Ferreira.


Diniz ressaltou também a gestão do IMMUB no Programa Aprendiz. "O instituto é referência nacional em pesquisa na área musical e o Aprendiz, hoje, já é, proporcionalmente, o maior programa público de ensino de música do país", afirmou o presidente da FAN.

O Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Waldeck Carneiro, saudou os professores do Aprendiz e fez questão de registrar que o programa é uma das atividades mais marcantes do Governo, resultado da cooperação entre as pastas da Cultura e Educação. "O Aprendiz une o aspecto cultural, ao educacional e ao social", disse. Ao finalizar seu discurso, o Secretário de Educação presenteou, com um violino, o jovem Riam Sampaio – de 8 anos - , aluno do Programa.

Haroldo Zager, Waldeck Carneiro e Rodrigo Neves se cumprimentando na entrada da nova sede do Projeto. Foto de Luiz Ferreira.
Outro entusiasta do Aprendiz, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, falou sobre a grande importância da iniciativa. "Nesse Programa, a música pode transformar vidas".

João Carlos Carino, presidente do IMMUB, destacou que a inauguração do espaço é mais uma vitória do programa, que já se desenvolve há quase 13 anos na cidade e jamais teve uma sede. "Nesta gestão, com o prefeito Rodrigo Neves, não só houve a continuidade do programa, como também o ampliamos, dobrando o número de escolas atendidas e levando música para as crianças dentro das comunidades", disse.

O vereador Leonardo Giordano, presidente da Comissão de Comunicação e Cultura da Câmara, lembrou que a sede para o Aprendiz era esperada há muito tempo e se concretizou com o trabalho do Prefeito Rodrigo Neves, que busca diálogo e integração na sua forma de gerir.

A Sala Aprendiz fica na Rua Saldanha Marinho, 217, no Centro de Niterói e vai funcionar de segunda a sábado, das 12h às 18h.



Publicado em 30/07/2013


Publicado em
Tags Projeto Aprendiz e Evandro Rodriguese,


Projeto Aprendiz apresenta Orquestra Guerra Peixe, na Sala Leila Diniz
Orquestra Aprendiz faz concerto em abertura de exposição em Niterói
Orquestra Aprendiz no Teatro da UFF
Duo Rangel faz concerto de violoncelos
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua



Baixe a agenda do mês
Rua Pres. Pedreira, 98 - Ingá - 24210-470, Niterói - RJ - 21 2621 5050 - E-mails: sculturaniteroi@gmail.com (Secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)
";