Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ROMEU E JULIETA NA PRAIA DE ICARAÍ PARA CELEBRAR OS 440 ANOS DE NITERÓI
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Um grande espetáculo de dança vai embalar a Praia de Icaraí, no dia 22 de novembro de 2013, sexta-feira, a partir das 18h, para celebrar os 440 anos de Niterói. Na ocasião haverá a estreia do espetáculo "Romeu e Julieta", da Companhia de Ballet da Cidade; além de apresentações da ComRua Companhia de Dança, da Caetano Cia de Dança, da Cia. Fresh Bones e do Grupo Arte de Dançar.

Com direção de Pedro Pires, o clássico "Romeu e Julieta", baseado no texto de Shakespeare, vai ganhar uma roupagem e linguagem especial através da dança contemporânea. A apresentação na Praia de Icaraí será a estreia nacional dessa inédita montagem produzida exclusivamente para a Companhia, pelo coreografo português André Mesquita, que faz sua segunda atuação no Brasil. O espetáculo segue, no sábado (23) e domingo (24), para o Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.

Formada há 21 anos e composta por trinta bailarinos, a Cia de Ballet de Niterói é considerada uma das maiores do país. O grupo já se apresentou em mais de 60 cidades brasileiras e no exterior, entre elas: Hagen (Alemanha), Montevidéu (Uruguai) e recentemente em Nova Iorque (EUA).


Fotos de Luis Ferreira



Nos últimos quatro anos, passou por momentos bem difíceis, quando chegou, inclusive, a ter suas atividades interrompidas pelo Governo anterior. À frente desde novo ciclo da trupe está o ex-bailarino Pedro Pires, diretor artístico da companhia. Inicialmente contratado para dirigir três pequenos espetáculos no ano passado, ele assumiu interinamente o cargo em janeiro e soma ao grupo a experiência de 30 anos de dança em companhias renomadas e montagem de espetáculos. Este ano, já apresentou os espetáculos "Corda friccionada" e "Ognat", este uma remontagem da coreografia que estreou em 2012, poucos dias antes da crise.

"A companhia tem que se colocar como um elemento que faça parte da cultura local e tem que estar pronta para isso. Como é uma companhia oficial, pública, acho que nós temos a função de trazer entretenimento e cultura para o público. Posso dizer com toda certeza que a companhia está disposta a isso", atesta Pires.

Para confirmar o compromisso com a Cia, a Prefeitura de Niterói anunciou para o dia 18 de novembro deste ano, a inauguração de sua nova sede. O espaço é fruto de uma parceria, costurada pessoalmente pelo prefeito Rodrigo Neves, com o Supermercado Guanabara - que investiu cerca de 550 mil reais no local. A inédita sede funcionará no Centro Cultural Abrigo de Bondes, na Avenida Marquês do Paraná.

Outras apresentações

Dançarinos da Cia. ComRua. Clique para ampliar
Antes da Cia de Ballet, o palco da Praia de Icaraí vai receber importantes grupos de dança niteroienses. O primeiro a se apresentar será o Grupo Arte de Dançar, formado por 60 idosos, que vão mostrar performances ao som de hip-hop, dança africana e funk - o quadradinho de 80. A turma da melhor idade, comandada pelo professor Luciano Motta e pela integrante mais idosa do grupo, Acyr Magalhães, de 90 anos, mostrará muito suingue e requebrado ao som de hip hop, dança africana, funk e pop. Em seguida, se apresentam as Companhias Fresh Bones, com ritmos variados e passos de dança contemporâne, e Caetano Cia de Dança, dirigida por Thiago Caetano, que apresentará o espetáculo “Um tango para começar”, que já percorreu palcos na Espanha e Portugal. Além da Cia. ComRua, que vai montar, pela primeira vez em Niterói, o espetáculo "Motirõ", com seus 20 bailarinos mesclando ballet contemporâneo, jazz dance e as danças urbanas.

Baseado na união de pessoas que, em comunhão, buscam atingir um determinado objetivo, este trabalho da ComRua está em turnê pelo Brasil desde março de 2013 e vem para a Niterói especialmente para o aniversário da cidade. As coreografias são assinadas por Danilo Gomes, Rafael Balbino, Rafael Matheus, Rodrigo Pires e Rothyer Fernandes.


Serviço:

Dança para celebrar os 440 anos de Niterói
Companhia de Ballet de Niterói apresenta "Romeu e Julieta"
E mais: Grupo Arte de Dançar, Companhia Fresh Bones, Caetano Cia de Dança e Companhia de Dança Comrua
Data: 22 de novembro
Horário: a partir das 18h
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito

Local: Praia de Icaraí (altura da Rua Belisário Augusto)

Clique para ampliar








Modo Sleep
Cia de Ballet apresenta "Sonho de uma noite de verão" no Teatro Popular
Cia de Ballet apresenta Shakespeare na Cidade das Artes
Cia de Ballet de Niterói e Projeto Meraki Dance oferecem workshops
Prefeitura e CEG renovam apoio à Companhia de Ballet de Niterói


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com