MEMÓRIA - Entre os dias 7 e 30 de abril de 2006, a Prefeitura de Niterói, através da sua Secretaria de Cultura de Niterói/Fundação de Arte de Niterói, promove um grande encontro com a cultura espanhola. "Encontro com Espanha" será mais uma grande iniciativa da prefeitura, que pretende mostrar – com a organização desses "encontros" – a influência de outras civilizações na formação cultural brasileira.

O "Encontro com Espanha" é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, tem o patrocínio das empresas Ampla e Petrobrás, apoio cultural de Águas de Niterói, Brasil Amarras, Funarte, Ibéria, Leader, Ponte S.A, Santander Cultural, do Santander Banespa e Vivo. O evento conta ainda com a participação do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Ministério das Relações Exteriores. O Governo da Espanha está representado através do Ministério da Cultura, Embaixada da Espanha no Brasil, Agência espanhola de cooperação Internacional, Consulado Espanhol do Rio de Janeiro, Instituto Cervantes e dos governos de todas as cidades envolvidas.

Depois de realizar, com grande sucesso, encontros com Portugal e Itália, chegou a hora de Niterói celebrar a vasta cultura da Espanha, em um encontro que vai durar 24 dias, movimentar praticamente todos os espaços culturais da cidade e trazer ao país grandes atrações de diversas áreas culturais e regiões espanholas. O evento acolhe representações de 35 cidades e comunidades autônomas em 250 eventos gratuitos para a população.

"Encontro com Espanha" será inaugurado oficialmente no dia 7 de abril, quando será aberta, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a aguardada mostra cultural "!Mirabolante Miró", uma grande retrospectiva com alguns dos principais trabalhos do gênio espanhol, viabilizado por meio de uma parceria com o Santander Cultural, do Santander Banespa. A exposição itinerante, concebida pelo Santander Cultural originalmente para ocupar seu espaço expositivo em Porto Alegre, será a primeira mostra de um artista internacional já realizada no MAC de Niterói e estará aberta à visitação do público a partir do dia 8 de abril até 4 de junho.

"!Mirabolante Miró" será o ponto de partida deste evento multi-artístico, que vai mostrar na cidade diversas outras exposições, shows, apresentações de teatro e dança, mostras de cinema, lançamentos de livros, gastronomia, palestras, seminários, debates e mesas-redondas e um fórum de turismo.

"Niterói mais uma vez, comprova sua vocação cultural, recebendo a mais completa mostra espanhola já realizada no Brasil. A diversidade cultural da Espanha estará muito bem representada, da Andaluzia à Catalunha, de Madri à Galícia, de todas as regiões do país. O melhor de tudo isso é que todos os eventos serão gratuito. A Espanha agora é aqui." diz o Secretário de Cultura de Niterói, Marcos Gomes.

Enquanto Niterói estiver respirando os ares ibéricos, os moradores da cidade e inúmeros visitantes poderão conhecer as principais manifestações culturais da Espanha e algumas das mais renomadas estrelas do país, hoje já consagradas em todo o mundo. Entre elas, o último dos grandes mitos vivos do flamenco, a magnífica bailarina Cristina Hoyos, parceira constante do saudoso Antonio Gades e musa do cineasta Carlos Saura.

Cristina Hoyos, à frente do seu Ballet Flamenco de Andalucia, do qual é diretora e coreógrafa, vai brindar o evento com duas apresentações de seu novo e inédito espetáculo, "Viaje Al Sur", no dia 7 de Abril no Teatro Municipal de Niterói para convidados e no dia 9 para o público na Praia de Icaraí. Outro grande ícone espanhol, o cineasta Pedro Almodóvar, já premiado com um Oscar, vai ganhar uma retrospectiva quase completa de sua obra.

Um dos principais nomes da pintura contemporânea, gênio das artes plásticas no Século XX, o espanhol Joan Miró, nascido em Barcelona no final do século XIX e consagrado mundialmente na década de 30, dá a partida ao encontro de Niterói com a Espanha. A abertura oficial da mostra "!Mirabolante Miró",concebida e realizada pelo Santander Cultural, do Santander Banespa, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, será também a abertura oficial do "Encontro com Espanha". Associado ao cubismo e ao fauvismo, movimentos dos quais foi contemporâneo, Miró acabaria criando uma linguagem artística própria. Miró retrata a natureza como faria um homem primitivo ou uma criança, mas com a inteligência de um homem maduro do Século XX.

As obras constantes da mostra – 172 gravuras, litografias e xilogravuras originais, além de 25 pôsteres – foram realizadas nos últimos 20 anos da vida do artista e são uma síntese do sentimento de liberdade que Miró sempre procurou expressar, por meio de seu alfabeto de signos negros, que se sobressaem entre cores.

As gravuras da mostra, do acervo da Galeria Lelong, de Paris, proporcionam uma visão panorâmica da diversidade da poética de Miró, assim como da diversidade de técnicas e formatos que utilizou. As gravuras, litografias e xilogravuras também mostram o longo relacionamento do artista com a galeria, que praticamente editou todos os seus trabalhos nessa área.

Diversas outras exposições fazem parte da agenda durante todo o mês de abril, entre elas a do prestigiado pintor J.M Barreiro e a da brasileira Ísis Braga, que com suas "Releituras" re-interpreta alguns dos principais ícones da cultura espanhola. Releitura também é o mote das exposições "La Del Alba Seria" e "Outros Quixotes", onde artistas contemporâneos celebram os 400 anos da principal obra de Cervantes, recriando seu imortal Don Quixote. A programação do encontro prevê ainda exposições de cutelaria e de fotografias, entre elas, um impressionante registro sobre a imigração espanhola em Niterói.

CINEMA: Retrospectiva do cineasta Pedro Almodóvar é o ponto alto da mostra de cinema

Uma das artes de principal destaque no panorama cultural espanhol da atualidade, o cinema vai brilhar na programação do encontro entre as culturas de Niterói e Espanha. Um dos nomes de maior destaque, o cineasta Pedro Almodóvar, vai ganhar uma mostra exclusiva que fará uma retrospectiva de sua obra. A "Mostra Almodóvar" terá 8 filmes em ordem cronológica, mostrando porque o cineasta se transformou em um nome de ponta da cinematografia mundial: "Labirinto de Paixões", "Maus Hábitos", "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos", "Tudo Sobre Minha Mãe", "Fale com Ela" e "Má Educação". Os filmes serão exibidos ao ar livre – pela primeira vez o pátio do MAC será transformado em uma grande sala de exibição. A mostra acontece entre os dias 15 e 22 de abril.

O Cine Arte UFF também embarca no ritmo do cinema espanhol, com uma programação que inclui, entre os dias 22 e 27 de abril, filmes como "Bodas de Sangue" e "Goya", ambos de Carlos Saura, mais um filme de Almodóvar ("Pepi, Luci e Bom…"), "Liberdade", de Vicente Aranda, e dois títulos de um dos mais celebrados diretores da nova geração, Miguel Albadejo – "A Primeira Noite da Minha Vida" e "Filhote". Os filmes são cedidos pelo Grupo Estação.

A empresa Ponte S.A realiza no Campus Gragoatá o projeto Cine Tela Brasil, exibindo, entre os dias 25 e 27, também com filmes cedidos pelo Grupo Estação – que vão desde o clássico "Carmem", de Carlos Saura, até o recente e badalado "Minha Mãe Gosta de Mulher", passando pelo desenho animado "Despertaferro" e por mais um de Almodóvar – "O Matador". No dia 10 de abril, acontece ainda uma homenagem ao cineasta galego Chano Piñero, e está programada uma mostra do documentário do Festival Albacete, que anualmente promove um encontro entre as culturas Ibérica e Americana.

DANÇA: A grande Cristina Hoyos e seu Ballet Flamenco de Andalucia são os grandes destaques da programação

Pátria de grandes espetáculos e de grandes nomes da dança internacional, a Espanha será representada no evento por um mito vivo do flamenco: a bailarina Cristina Hoyos, que chega ao país como estrela e coreógrafa do espetáculo "Viaje al Sur". Dirigido por Ramon Oller, o espetáculo que tem a consagrada Hoyos à frente do Ballet Flamenco de Andalucia, é dividido em três partes, "Alegria, Tragédia e Paixão".

Nome de destaque no cenário contemporâneo da dança espanhola, Miguel Angel Berna traz para Niterói o espetáculo "Mudejar". Estrela do último filme de Saura, "Ibéria", Miguel Angel foi buscar na arte das castanholas a inspiração para o balé, que já foi mostrado em boa parte do continente europeu e foi saudado pela crítica como "misterioso, excitante e inspirado".

Outro ponto alto do evento será a participação da Companhia Sonia Rodriguez de Barcelona. Depois de ter trabalhado em diversas companhias de toda a Europa, a coreógrafa e bailarina Sonia Rodriguez voltou ao seu país natal para criar aquele que é hoje, um dos mais importantes grupos de dança contemporânea espanhóis. Os brasileiros irão assistir a "Azar", novo espetáculo da companhia, que fala sobre um cotidiano veloz e pautado pelo automatismo.

A forte ligação entre o flamenco – ícone da cultura espanhola – e os brasileiros, poderá ser vista em três espetáculos nacionais espelhados na arte da Espanha. O primeiro é uma montagem do consagrado espetáculo "Carmem" pela Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. Dirigido por Roberto Lima e coreografado pelo argentino Luis Arrieta, o balé usa a música original de Bizet e atualiza a história da sedutora cigana Carmem e seu amante Escamilo, transformando a dupla numa prostituta e num jogador de futebol. O flamenco também é a principal motivação de outras duas companhias nascidas em Niterói, mas com inspiração na arte espanhola: o Ballet Claudia Araújo, que vai apresentar "Alegrias" e a Cia de Arte Flamenca, que mostrará ao público um espetáculo com música ao vivo.

Literatura: Lançamentos no Brasil de Juan Arias e Elsa Osório, expoentes da literatura espanhola, destacam-se na programação do evento
v O encontro de novos escritores nacionais com consagrados escritores espanhóis é o que promete o "Encontro com Espanha". Nome de destaque na literatura ibérica da atualidade, o jornalista Juan Ariaschega a Niterói para realizar uma palestra e para o lançamento no Brasil de três de seus livros: "A Bíblia e seus segredos", "Jesus, esse grande desconhecido" e "Rita, a Santa do Impossível". A argentina Elsa Osório, radicada na Espanha, também estará presente para o lançamento do livro "Há Vinte Anos, Luz", sobre o tráfico de recém-nascidos durante o período da ditadura argentina.

A imigração espanhola em Niterói também ganha um documento, o livro "memórias da imigração espanhola em niterói", recriando a trajetória dos estrangeiros que vieram para o nosso país no século passado. Os alunos da rede municipal de ensino da cidade vão buscar inspiração no cavaleiro andante para participar do concurso "Poetizando Don Quixote". Ainda durante o evento será lançada a coletânea de contos da Niterói Livros.

Teatro: programação aposta no público infantil

O teatro marca presença no encontro de Niterói com a Espanha reunindo nos palcos da cidade companhias nacionais e estrangeiras que recriarão os universos imaginados por autores espanhóis. Um dos escritores mais lidos da Espanha, Jordi Sierra i Fabra, participa de uma mesa redonda sobre sua obra e, depois, assistirá a uma encenação de "A Fábrica de Nuvens", com a companhia de bonecos Trio de Três.

A Incrível Cia de Teatro une as culturas dos dois países do musical infantil "Carlota e Ernesto – Um Conto de Vacas". E o ator e diretor Lúcio Mauro dirige as atrizes Laura Telles e Viviane Netto em uma adaptação de Cervantes com a peça "Era uma Vez um Quixote que Lê Conto".

Música: O clássico e o contemporâneo do universo musical espanhol apresentarão um panorama geral da pulsante música espanhola

Muita música e de todos os tipos. É isto que prevê o encontro entre Niterói e a Espanha no mês de abril. No campo da música clássica, um dos destaques é o Ensemble de Madrid, consagrado grupo de Música de Câmara espanhol. Outro é o Longa Florata, grupo de câmera criado para divulgar a música da Idade Média e do Renascimento.

Grupos como o "Luar na Lubre" da Galícia, de música celta contemporânea, ao "Auroros de Murcia", surgidos nos século XII, e a Banda de Gaitas Ciudad de Oviedo, dividirão a preferência do público com cantoras que vem roubando a cena musical espanhola na atualidade, como Carmem Paris e Uxia, o cantor Luis Pastor e músicos como o acordeonista Cuco Pérez, Javier Muguruza, o jazzista José Luis Gutierrez e o Trio Lês Deux Guitares. A programação tem ainda NARF, que se divide entre o teatro, o rock, o pop e os ritmos africanos, o grupo Ortophonk, que mistura a música instrumental aos samplers. A mistura apresenta ainda o prestigiado Duo Eurásia, formado por um espanhol e um vietnamita, que tem encantando os palcos por toda a Espanha e Ásia.

O grupo Sin Red, que mistura no palco a linguagem rítmica, verbal e corporal, vai se apresentar no Teatro Municipal de Niterói tendo como convidados músicos, recitadores, atores e bailarinos niteroienses. Os brasileiros também fazem parte da programação apresentando musicas espanholas em seus repertórios. Entre eles, o violonista Mauro Costa Junior, o conjunto Música Antiga da UFF, que preparou o especial "Musica na Obra de Cervantes", a Orquestra Sinfônica da UFF, a Banda Municipal Santa Cecília e a Orquestra de Cordas da Grota.

O evento programou para seu encerramento, dia 30 de abril, na Praia de Icaraí, o encontro inédito do maestro Wagner Tiso com o violonista espanhol Papo Cepero. Será um duelo de virtuoses cuja paixão pela música está além das fronteiras.

Gastronomia: Grande Centro de degustação de vinhos e gastronomia espanhola será montado na Estação Cantareira

Durante o mês de abril, visitantes e moradores da cidade vão poder degustar a instigante culinária espanhola em mais de 20 restaurantes da cidade, que elaborarão cardápios especialmente desenvolvidos para a ocasião.

Na Estação Cantareira, três grandes restaurantes de Niterói, Trattoria Torna, Torninha e o Restaurante da Carmine, organizarão um grande centro de degustação, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar a comida e os vinhos espanhóis.


Tags:






Publicado em 11/08/2022

Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói
Niterói inaugura, no antigo Paço Municipal, o Museu da Cidade ENCERRADA
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...