Tombamento municipal em 30/12/1997
Processo 110/014/1997 - Lei 1.628/97

Rua Barão de Mauá, 274 - Ponta d'Areia

Símbolo da fé portuguesa de além-mar, a Igreja Nossa Senhora de Fátima da Ponta d' Areia, mais especificamente em Portugal Pequeno, representa e exprime a influência marcante dos portugueses no bairro durante a primeira metade do século XX, sendo considerada uma das igrejas mais antigas do Brasil dedicada a essa Santa.

Sua história inicia-se em 1932, quando o Padre Conrado Jacarandá - então vigário da Catedral de São João Batista - interessou-se em construir uma igreja em homenagem à Nossa Senhora de Fátima e um devoto português,Manuel Fernandes da Costa,ofereceu um salão de sua propriedade para servir de capela. No dia 13 de maio de 1935, sob a direção do Padre. Antônio Macedo, foi realizada uma festa, o que possibilitou a aquisição do terreno onde, em 1940, foi construído o atual templo, inaugurado em 16 de novembro de 1941, com grande procissão, bandas de música e fogos de artifício. A primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima, ainda existente na igreja, chegou de Portugal em 1929, apenas 12 anos após a aparição da Virgem na Cova da Iria, em Portugal.

Edificação singela de meados do século XX, típica de capelas de subúrbio, com torre sineira única e central, a igreja possui nave única precedida por nártex, no qual se encontra o antigo batistério. Sobre o nártex, localizam-se o coro e a escada de acesso à torre. A nave é separada da capela-mor por colunas que sustentam três arcos à maneira de arcos cruzeiros. O seu forro é uma abóbada de berço.

A capela-mor é muito simples. Uma sacristia situa-se transversalmente ao eixo da nave, nos fundos da construção; por sobre ela, foi edificada o consistório. Toda a edificação foi feita em alvenaria de tijolos e estrutura de concreto armado. Sua fachada, revestida por pó-de-pedra, apresenta um corpo estilizado de fachada templo, com uma porta central de arco pleno ladeada por duas janelas e com um óculo na altura do coro. Por sobre este, um pequeno painel de azulejos retrata a aparição de Nossa Senhora de Fátima. A torre é de concreto, em forma piramidal, coroada por uma cruz.

A Igreja Nossa Senhora de Fátima foi tombada pela Prefeitura Municipal de Niterói, através da Lei nº 1.628, de 30 de dezembro de 1997, por ser um marco cultural e afetivo da comunidade portuguesa de Niterói. Este tombamento foi efetivado no âmbito do projeto de recuperação e revitalização do bairro de Portugal Pequeno, coordenado pela Secretaria de Cultura.


Retirado do livro "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela SMC/Niterói Livros em 2000.

Fotos de Leo Zulluh









Publicado em 10/10/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...