Tombamento municipal em 27/12/1995
Processo 10/1742/94 - Lei n° 1.477

Rua da Conceição, 100 - Centro

O Palácio Arariboia é um edifício localizado no número 100 da Rua da Conceição, no Centro do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É popularmente conhecido pelos niteroienses como "Prefeitura Velha'. A história desta edificação está diretamente relacionada à criação do cargo de prefeito, institucionalizado através do decreto do Presidente da Província Nilo Peçanha. Em 1904, Paulo Alves assume o cargo, tornando-se então o primeiro prefeito de Niterói.

Antecedentes

Com elevação dos povoados do lado leste da Baía da Guanabara à vila em 1819 por ato do rei dom João VI, a Câmara Municipal de Niterói foi instaurada onde hoje é o bairro de São Domingos. Porém, a sede da vila foi transferida para o arraial que daria origem ao atual bairro do Centro, passando por um plano urbanístico para arruamento e construção das praças ou "largos" para o pelourinho e para o rossio da igreja matriz (atual Jardim São João), onde em 1824 foi erguido também a Casa da Câmara e Cadeia.

Largo do Capim, local onde foi construído o Palácio Araribóia (1909). Clique para ampliar
Em meio à instabilidade política após a Proclamação da República, Niterói foi assolada em 1893 pela Revolta da Armada, que destruiu vários prédios na zona urbana e bairros litorâneos, e paralisou as atividades produtivas da cidade, causando a transferência da capital para Petrópolis. Com a estabilização da República, foi aprovada, em 1903, o retorno de Niterói à condição de capital do Estado do Rio de Janeiro, situação que provocou na cidade um período de intervenções urbanas, provendo-a de qualificada infraestrutura, procurando organizar uma vida urbana condizente com sua condição.

Neste cenário, várias edificações e intervenções urbanísticas foram sendo feitas simbolizando o status re-adquirido pela capital, como o Palácio para a Prefeitura e Câmara dos Vereadores, erguido à beira da Rua da Conceição, uma das mais importantes do Centro à época, e próximo do Praça do Rink (antigo Largo da Memória), em uma grande área conhecida como "Largo do Capim", antigo Pelourinho da cidade. A intervenção urbanística-arquitetônica acabou obrigando ao re-arruamento de várias quadras entre a Praça do Rink e o Palácio, construído ao centro do Largo, que passaria a ganhar o nome de Praça Floriano Peixoto.

A pedra fundamental do prédio foi lançada em 13 de maio de 1909 e a inauguração se deu a 14 de agosto de 1910, sem nenhuma solenidade. Entre a construção e a inauguração, deu-se o rompimento político de Pereira Ferraz com a Câmara Municipal, fazendo com que o poder executivo se instalasse sozinho no belo palacete, permanecendo o legislativo no velho prédio oitocentista do Jardim São João. O título de "Palácio Araribóia" foi dado em 1971, por meio de uma lei aprovada pelo vereador Sérgio Chacon de Assis.

Arquitetura

A "Prefeitura Velha" é uma edificação de inspiração eclética, sendo reformado em épocas distintas, inclusive com acréscimo de área. O prédio tem planta quadrangular, com composição simétrica, disposta em torno de um pátio interno, em dois pavimentos. A entrada principal é recuada, precedida de pequena escadaria, com porta central em arco pleno, de ferro fundido, encimada por torreão octogonal. Uma platibanda sóbria com ornatos vazados e um pequeno frontão triangular coroam a fachada principal. No projeto original, de 1908, havia uma pequena cúpula central com um relógio que foi substituída por um zimbório, na reforma de 1926.

Vista aérea do Palácio Araribóia. Manoel Bastos, anos 50. Clique para ampliar
Internamente, o Palácio Arariboia possui estrutura modular formada por delgadas colunas de ferro fundido que apoiam vigas metálicas no seu pavimento térreo. O edifício é circundado por um jardim com árvores frondosas, ornamentado com quatro bustos, de José Clemente Pereira (1919), Gonçalves Ledo (1972) e os de Fagundes Varela e Alberto de Oliveira, originalmente destinados ao Jardim Gragoatá e ao Campo de São Bento.

Internamente, a arquitetura do Palácio Araribóia notabiliza-se pela livre composição dos espaços internos, com estrutura modular formada por delgadas colunas de ferro fundido que apóiam vigas metálicas no seu pavimento térreo. O prédio que hoje abriga a secretaria municipal de fazenda.

Tendo em vista o seu valor histórico, a Prefeitura Municipal tombou-o, através da Lei nº 1.477, de 27 de dezembro de 1995.


Leia também:
Projeto de restauração quer preservar Palácio Araribóia (1998)
O Largo do Capim e a sede da prefeitura












Publicado em 07/08/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...