Tombamento municipal em 03/11/1994
Processo 10/1836/94 - Lei n° 1.337

Rua Professor Lara Vilela, 126 - São Domingos

Conjunto arquitetônico composto por duas edificações de épocas distintas. O antigo solar, com implantação em centro de terreno, foi construído entre 1840 e 1845, como sede da chácara e residência do cônsul da Grécia, Othon Leonardos. Em 1926, passou a sediar a seção masculina do Gymnásio Bittencourt Silva. O sobrado, de construção mais recente, próximo à rua, era a residência do professor Francisco Bittencourt Silva. Após o fechamento do colégio, o imóvel passou em 1969 à Universidade Federal Fluminense.

O solar de dois andares apresenta na fachada térrea grande porta de folha dupla e arco pleno e janelas retangulares com requadro em cantaria e, no pavimento superior, uma sequência de portas-janelas em arco pleno que se abrem para um pátio com gradil de ferro.

O sobrado, construído na década de 1920, possui varanda com esbelta coluna em ferro fundido, levemente decorada, que sustenta o piso da varanda superior. Guarda-corpos em ferro fundido nas varandas e nas sacadas completam o desenho da fachada.


Fotos recentes de Leo Zulluh









Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...