Tombamento municipal em 25/05/1994
Processo 110/0042/91 - Lei n° 1.289/94
Avenida Jansen de Mello, 3 – São Lourenço

O prédio onde funcionou, até 1995, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro foi construído especialmente para abrigar o Instituto de Fomento e Economia Agrícola do Estado do Rio de Janeiro. Projetado pelo pintor e arquiteto Pietro Campofiorito - o mesmo do Centro Cívico do Centro de Niterói - e inaugurado em 2 de outubro de 1929, trata-se do primeiro arranha-céu destinado à administração pública existente na cidade.

Imagem do dia da inauguração, 02/10/1929
Construído com cinco pavimentos, notabiliza-se, também por ser o primeiro edifício de grande porte construído em concreto armado em Niterói. Caracteriza-se por apresentar uma composição de linhas pré-modernistas, originalmente revestida por pó-de-pedra, com ornatos de tardia feição eclética.

A existência de uma estrutura feita toda de concreto armado era a grande novidade para a época, e o seu elevado porte requisitou a instalação de um elevador, fato que mostrava inusitado no caso de prédios com mais de dois andares. A sua estrutura surpreende também pela contemporaneidade em relação a obras edificadas em países com tecnologia desenvolvida, como os edifícios de Auguste Perret, da década de 20, anteriores às obras de Le Corbusier na Europa.

A Revolução de 1930 trouxe modificações na organização administrativa do Estado, culminando com a extinção do Instituto de Fomento, em 1931. Ali passou a funcionar a Secretaria de Agricultura e Trabalho e durante as décadas seguintes vários outros órgãos públicos ocuparam aquele espaço. No período de 1967 a 1988, o antigo Conselho de Contas do Estado instalou-se no prédio que, posteriormente, passou a abrigar o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 1931 e estava instalado oficialmente, desde março de 1935, no mesmo prédio da Biblioteca Estadual e a Academia Niteroiense de Letras, na Praça da República. Em 1990, mudou-se para a edificação da Av. Jansen de Mello, nº 3, até recentemente, quando todo seu acervo foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro.


Vários outros órgãos públicos ocuparam este espaço, tais como:

- Instituto de Fomento Agrícola do Estado do Rio de Janeiro;
- Secretaria de Agricultura e Trabalho;
- Conselho de Contas do Estado;
- Arquivo Público Estadual entre 1990 a 1995;
- Primeira Inspetoria Regional do TCE-RJ;
- Centro Cultural Pascoal Citadino.

Tendo em vista o valor histórico e arquitetônico, a Prefeitura de Niterói tombou-o através da Lei nº1.289, de 25 de maio de 1994.


MEMÓRIA: Inauguração do prédio do Instituto de Fomento e Economia Agricola/RJ (Revista Fon-Fon, 12/10/1929)


Fotos recentes de Leo Zulluh









Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...