A antiga sede da Fazenda da Soledade abrangia grande extensão de terras nos bairros de São Lourenço e do Fonseca. Foi construída para residência de Francisca Elisa Xavier (1786-1895), nascida em Paty do Alferes, e casada, em 1804, com João Carlos Torres Montes, Barão de Soledade.

Depois da morte do Barão, sua viúva assumiu a administração da fazenda, situação esta que durou pouco tempo, sendo a propriedade vendida ao Comendador José Duarte Galvão Júnior, que foi vereador e presidente da Câmara Municipal e filho do Barão de Sapucaia, Manoel Antonio Ayrosa.

O palacete encontra-se implantado no alto de uma pequena elevação, descortinando uma ampla paisagem do bairro de São Lourenço. Trata-se de uma edificação datada de 1844, sob risco do arquiteto italiano Antônio Forchini, de caráter neoclássico, com algumas modificações posteriores de cunho eclético classicizante. Possui características de uma arquitetura urbana construída em área rural. A edificação compacta apresenta traços de inspiração na arquitetura renascentista italiana, construída sobre porão alto.

O palacete tem uma composição marcada por forte simetria em todas as suas fachadas. O corpo central possui, no pavimento térreo, o acesso principal precedido por uma escada de convite; quatro janelas, dispostas duas a duas, ladeiam essa porta. No pavimento superior, cinco janelas francesas se abrem para um pequeno balcão sacado e corrido. Todos os vãos do pavimento térreo possuem cercadura de granito, com arco pleno; no piso superior, as vergas são retas com sobrevergas de pequenos frontões triangulares, sustentados por mísulas. Estas sobrevergas, provavelmente, são de colocação posterior, já que rompem com a elegância da composição.

A fachada principal se completa com a presença de dois corpos dispostos simetricamente, contendo, cada, duas janelas por pavimento. Todo o prédio é encimado por entablamento, platibanda e um frontão triangular situado na fachada principal. Pilastras e cunhais de massa com capitéis nas ordens clássicas arrematam a composição.

Em 23 de outubro de 1897, os proprietários cederam o palácio e as terras em seu entorno ao recém-criado Bispado de Niterói. No início do século XX, o padre Agostinho Francisco Benassi, bispo da cidade, fundou o Seminário São José, o qual funcionou, inicialmente, em sua casa e, depois, foi transferido para o velho Solar Soledade.

Por sua relevância histórica e arquitetônica, a Prefeitura Municipal tombou o imóvel, situado à rua Genserico Ribeiro, 59, São Lourenço, por meio do Decreto nº 6.539/92, em 30 de dezembro de 1992.





Tags:






Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...