A chegada dos salesianos a Niterói ocorreu em 1883, quando fundaram o colégio e no ano seguinte, edificaram uma modesta capela de pedra, construída pelo padre Miguel Borguino. Uma nova igreja, projetada pelo engenheiro padre Domingos Delpiano, irmão salesiano, veio substituir a antiga capela. Sua pedra fundamental foi lançada no dia 24 de dezembro de 1901 e, em 24 de dezembro de 1918, com a construção ainda em andamento, a igreja começou a funcionar. Foi elevada à condição de basílica pelo Papa Pio XII, no dia 12 de setembro de 1950.





Antes, porém, de dar início à construção da imponente basílica, os salesianos construíram um monumento à sua padroeira no Morro da Atalaia. O monumento erguido em 1890, com projeto do mesmo autor da basílica, foi inaugurado em 8 de dezembro de 1900 para comemorar o IV centenário do descobrimento do Brasil e a passagem do Ano Santo Mariano. No alto da coluna em forma de torre, que repete a mesma ornamentação neogótica e neomourisca da basílica, fica a imagem da santa, uma escultura de Luigi Del Po, modelada em Milão.

Leia também: Inauguração do Monumento à Nossa Senhora Auxiliadora

Arquitetura

A arquitetura imponente da igreja é marcada pela verticalidade de sua volumetria, mesclando aberturas em estilo neogótico, arcos em estilo mourisco e colunas clássicas. Uma escada em cantaria faz o acesso principal. A portada, também em cantaria, contém a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Na fachada principal, o campanário único e central, com quatro sinos acionados eletronicamente, marca o eixo de simetria. Nas fachadas laterais se repetem os mesmos elementos decorativos, onde se destacam as janelas com vitrais.

A planta da basílica tem a forma de cruz latina, formada pela nave, pela capela-mor e pelas duas capelas laterais. O transepto é coroado por uma cúpula, construída posteriormente, o que contribuiu para que a igreja fosse elevada à condição de basílica pelo Papa Pio XII.No interior, o altar-mor é um trabalho do engenheiro-padre salesiano Paulo Consolini que, embora inaugurado provisoriamente no cinqüentenário do Colégio, acabou por permanecer até hoje. Na nave se distribuem mais de oito altares de cada lado, encimados por dupla de vitrais.

O grande destaque da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora fica por conta do magnífico órgão - o maior da América Latina e o quinto do mundo. Foi idealizado pelo padre Virginio Fistarol e construído na cidade de Cremona, Itália. Possui 11.130 tubos, com cinco teclados manuais e um pedaleiro de 32 notas e 134 registros. Sua inauguração, que se deu em 15 de abril de 1956, contou com a presença de um dos maiores organistas, o maestro Ângelo Germani, primeiro organista da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Grande Órgão está localizado no coro, o Órgão Eco e o Órgão Coral ladeiam o altar-mor.

"O custo de sua aquisição e instalação aproxima-se de Cr$ 2.200.000,00, adquirido com o dólar ao câmbio oficial, em 1955. Forma um conjunto de 132 registros. A corrente para o funcionamento de todo o conjunto é fornecida por três retificadores que produzem 140 amperes que, canalizados por meio de 32.000 contatos, através de outros tantos circuitos forma dos por 55.000 meros de fio vão fazer funcionar os 2.894 eletromagnetos que provocam a abertura das válvulas. Nos someiros estão colocados 9.841 tubos, que vão desde o mais reduzidos, com 8 mm de comprimento, ao maior, com 12 metros. Todas as partes do Órgão são acessíveis por meio de pontes, às quais se chega por meio de 25 metros de escadas." Guanabara Fluminense, 1956.


Considerando sua a importância arquitetônica e seu valor para a memória da cidade, a Prefeitura Municipal tombou a Basílica, situada à rua Santa Rosa, 207, Santa Rosa, por meio do decreto n°. 6537/92, em 30 de dezembro de 1992. Juntamente com a Basílica, foram tombados o órgão e o monumento erguido no Morro do Atalaia, em 1890, em homenagem à padroeira.











Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...