A Igreja Anglicana começou a ser idealizada, em Niterói, em 1914, pelos empregados da Western Telegraphic, da Estrada de Ferro Leopoldina Railway e da Companhia Cantareira (controladas por capitals inglês). Em benefício da idéia, eles promoveram uma quermesse e com o dinheiro arrecadado adquiriram, em 1915, um terreno na atual Rua Andrade Neves. Posteriormente, este terreno foi vendido para compra de um outro em Icaraí. Contudo, a eclosão da I Guerra Mundial impediu que o material importado para a construção do templo chegasse ao Brasil adiando, assim, sua edificação. A inauguração somente ocorreu em 30 de junho de 1922, com a celebração do culto por Salomão Ferraz e do americano John Gay Meen, o qual tornou-se o primeiro pastor da Igreja.

Edificada em centro de terreno, com inspiração no revival inglês, onde o neogótico foi amplamente utilizado, esta igreja possui um caráter predominantemente romântico. Suas fachadas são composições ao gosto rústico inglês, revestidas por pedras não aparelhadas. As janelas, com ogivas em lanceta, são emolduradas por decorativismo sóbrio feito em cimento. A cobertura de telhas francesas tem o ponto de cumeeira muito elevado, criando águas muito inclinadas e, portanto, frontões alteados. É interessante observar alguns contrafortes dispostos ao longo das fachadas.

Apresenta uma planta em cruz, com nave principal e transepto. Sua entrada se faz por um pequeno vestíbulo cuja portada é em arco ogival de tijolos maciços e aparentes. Na nave principal encontram-se, no seu início, uma pia batismal e o púlpito, localizado junto ao arco-cruzeiro. No transepto estão localizados o órgão e o coro. A capela-mor possui um vitral de motivos figurativos estilizados situado atrás do altar. Esta igreja faz parte de uma tipologia de edifícios religiosos protestantes construídos nas três primeiras décadas deste século.

A sua fundação está inserida no processo de influência econômico-cultural inglesa que consolidou-se no século XIX, principalmente, a partir a vinda da Família Real Portuguesa para a colônia, em 1808. A idéia de modernidade tomava conta do imaginário brasileiro, e, nos anos seguintes, foram efetuados, por parte dos poderes público e privado, investimentos em reformas urbanas, através das quais tentava-se fabricar um modo de vida que seguisse os padrões da Inglaterra e de outras nações "civilizadas". .

Os ingleses instalaram-se no Rio de Janeiro, através de companhias como: Western Telegraph, The Leopoldina Railway, Rio de Janeiro Traction, Light and Power, Bank of London, entre outras. Ao lado do trabalho, desenvolveu-se uma teia de empreendimentos de lazer e cultura que buscavam manter a identidade cultural da comunidade anglicana.

Foi assim que apareceram, em Niterói, as primeiras instituições: a Chácara dos Ingleses - que serviu de alojamento aos funcionários da Western Telegraph e o Rio Cricket - clube de inverno da colônia. No verão, o espaço mais freqüentado era o Yacth Clube Sailing; os idosos tinham seu pouso garantido no Niterói Rest Home. E no que diz respeito às crianças e adolescentes, havia a "British Scholl", que imprimia uma rígida educação à maneira inglesa.

A Prefeitura Municipal tombou o imóvel, situado à Rua Otávio Carneiro, 144, Icaraí, por meio do decreto nº 6536/92 (Processo 10/2630/91), de 30 de dezembro de 1992, como marco da presença inglesa na cidade.


Fonte: "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela FAN/Niterói Livros em 2000.


Fotos recentes de Leo Zulluh









Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...